Quiropraxia, o tratamento alternativo para prevenir problemas na coluna

quiropraxia

A quiropraxia é um tratamento que vem ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas que buscam formas alternativas de curarem os seus males. De acordo com o Ministério da Saúde, a quiropraxia é uma área da saúde que tem como principal objetivo atuar na prevenção e tratamento das desordens que atingem o sistema neuro-músculo-esquelético.

Na prática, ela acaba atingindo também todos as desordens provocadas por outros males, sendo que durante a quiropraxia, o profissional prioriza os procedimentos realizados através das técnicas manuais, e isso inclui também os ajustes articular, tendo uma atenção especial às subluxações.

Os conceitos e princípios da quiropraxia que acabam são bem distintos de outras áreas da medicina, e isso inclui a relação da coluna que os médicos têm com cada paciente, em especial o sistema musculoesquelético e a coluna vertebral, e a função coordenada pelo sistema nervoso. Essa ligação pode ser considerada a essência da quiropraxia, sendo o se enfoque na hora de preservar e restaurar a saúde dos pacientes.

Durante o tratamento da quiropraxia é enfatizado o tratamento voltado para conservar o sistema neuro-músculo-esquelético sem nenhuma intervenção cirúrgica ou o uso de qualquer tipo de medicamento. Sendo que as consequências ou causas vindas de fatores biopsicossociais também são levados em consideração pelos profissionais.

O que a quiropraxia trata

Basicamente, a quiropraxia é utilizada para curar os males da coluna, ajudando no bem-estar das pessoas. Durante o tratamento, o profissional detecta o problema que existe na coluna vertebral, e por meio das mãos começa a corrigi-lo. Esse tratamento é muito recomendado para quem sofre com fortes dores nas costas, principalmente na cervical e lombar.

O quiropraxista utiliza técnicas manuais para remover as possíveis interferências que podem estar causando esses problemas, procurando sempre ajustar a coluna, dessa maneira, o corpo acaba funcionando de maneira mais plena. Uma informação muito importante, é que a quiropraxia também pode ser utilizada como prevenção desses problemas.

Qualquer pessoa pode se submeter a quiropraxia, a única coisa que irá mudar é o método utilizado pelo profissional, afinal, cada pessoa exige um tratamento personalizado, portanto, é fundamental fazer um diagnóstico prévio.

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, afinal, cada organismo tende a responder o tratamento de maneira diferente, sendo que apenas uma sessão já é capaz de mostrar resultados importantes.

quiropraxia ajuda na saúde

Quais os benefícios da quiropraxia

Os benefícios da quiropraxia são vários, e os relatos de pacientes costumam ser bem favoráveis. Entre os pontos mais importantes, podemos destacar:

  • Diminuição das dores nas costas e no pescoço;
  • Alivio das dores de cabeça;
  • Melhora na restrição de movimentos;
  • Auxilia a combater as dores causadas pela tensão muscular;
  • Auxilia nas dores crônicas;
  • Melhora a postura.

Como funciona a sessão de quiropraxia

Após identificar o problema apresentado pelo paciente, o quiropraxista irá definir o melhor tratamento a ser aplicado para cada pessoa, e é essa informação que irá fazer com os procedimentos sejam aplicados.

De uma maneira geral, a sessão de quiropraxia funciona da seguinte maneira, o paciente é encaminhado para uma sala especial e posicionado em uma cama de bruços, nesse momento, o profissional começa a colocar em prática as técnicas manuais voltadas para o tipo de problema a ser tratado.

No caso das dores nas costas, procura-se sempre o alinhamento de todos os elementos que fazem parte dessa área, e o mesmo vale para as dores no pescoço. Tudo precisa ser visto de acordo com as necessidades de cada pessoa. No caso da indicação de ajustamento, ele é feito de maneira totalmente indolor, sendo que logo na primeira sessão o paciente tende a perceber uma melhora nas dores e também na postura.

Uma informação muito importante e que deve ser levada em consideração é o tempo de recuperação entre cada sessão, isso varia muito de pessoa para pessoa, e alguns fatores devem ser levados em consideração como intensidade do tratamento, idade do paciente e técnicas empregadas.

Não há um tempo exato para a recuperação de uma sessão para outra, porém, o profissional tende a passar essa informação de maneira personalizada para cada paciente, pois cada caso é um caso. Durante o tratamento o quiropraxista também costuma passar orientações específicas de exercícios para os pacientes, assim como instruções para manter a boa postura, ajudando na correção de desvios da coluna.

Gostou desse artigo? Ainda ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário pra gente!

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comentar