Remédios caseiros para dor nas pernas: 9 alternativas naturais!

remédios caseiros para dor nas pernas

Você tem muita dor nas pernas depois daquele dia cansativo? Pois é, chato né!? Sendo um membro essencial para realizar tarefas básicas do dia a dia, ficar com dores nas pernas atrapalha e muito nossa rotina. Isso pode acontecer depois de forçar muito em algumas atividades (academia, correr, pular, subir escadas, etc) mas como também pode ser causada pela má circulação, varizes e por aí vai.

Quer saber como se livrar ou aliviar a dor nas pernas em casa mesmo? Então conheça os remédios caseiros para dor nas pernas.

Melhores remédios caseiros para dor nas pernas

Antes de ir no médico e começar a se encher de remédios, saiba que existem muitas tratamentos caseiros bem naturais que podem te ajudar a aliviar as dores nas pernas.

Óleo de angico

Esse óleo é ótima pois ajuda na circulação das pernas e relaxa os membros.  Ele tem propriedades fortificantes, lubrificantes, cicatrizantes, anestésicas, expectorantes e antibióticas que auxiliam no alívio das dores. Você pode comprar o óleo pronto em farmácias e lojas de produtos naturais ou vai você mesma em casa.

Ingredientes:

  • 200 gramas de entrecasca de angico;
  • Óleo de soja.

Modo de fazer:

  • Coloque as cascas em um recipiente e cubra-as com óleo de soja
  • Leve o recipiente em banho Maria no fogo e deixe ferver por meia hora.
  • Deixe esfriar e depois aplique nas pernas em forma de massagem rotativa e suave.

Óleo de rícino

Esse óleo também conhecido como óleo de mamona tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que são indicadas para problemas na circulação. Também pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais. Você pode passar nas pernas o óleo ou misturá-lo com uma creme. Outra possibilidade é usar a própria folha de mamona. É necessário aquecê-las e deixá-las expostas ao sol para depois colocá-las sobre sua perna envoltas com gazes. Esse óleo apenas não é indicado para gestantes, lactantes e pessoas com doenças graves.

receitas caseiras para dor nas pernas

Óleo de cravo

Com propriedades anti-microbianas, antifúngicas, antissépticas e antivirais, esse óleo é ótimo para dores provindas de cãibras, reumatismos e artrites. Você deve usar algumas gotas do óleo e uma pitada de sal massageando suavemente as pernas.

Feno-grego

Um dos mais conhecidos remédios caseiros para dor nas pernas, o feno-grego é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias que aliviam a dor. Para preparar, faça o seguinte:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de pó de semente de feno-grego;
  • 1 copo de água.

Modo de fazer:

  • Misture o pó de feno-grego na água e beba imediatamente.
  • Faça isso todos os dias pela manhã até melhorar as dores.

Argila

Conhecida em sua utilização para melhorar a pele, a argila tem propriedades curativas como anti-inflamatória, absorvente, analgésica, cicatrizante, tonificadora e estimulante. Ela age absorvendo e renovando a pele em forma de estímulo com energias positivas. Você pode comprar em forma de pó em farmácias e lojas de produtos naturais. Esse pó você deve misturar na água até que fique uma mistura cremosa para depois aplicar nas pernas. Logo após secar a argila, tome um banho de água morna.

Espirulina

Dentre seus componentes tem a clorofila, ácido fólico, ferro e vitaminas B12 que agem fortalecendo e tonificando o organismo depois de um esforço físico que causa as dores nas pernas. Diferentemente dos outros remédios caseiros, ele não é feito com massagem sobre o corpo. Vendido em forma de pó (suco) ou cápsulas, ele deve ser ingerido diariamente para aliviar as dores.

abacate remédio caseiro dor nas pernas

Abacate

Sim, aquele abacate que faz delícias na cozinha também pode ajudar nas dores nas pernas, mas só se o seu caso for por varizes ou nervo ciático. Você deve fazer a seguinte receita:

Ingredientes:

  • 12 folhas de abacate;
  • Álcool;
  • 3 pedras de cânfora.

Modo de fazer:

  • Pique as folhas de abacate e coloque em um recipiente com o álcool.
  • Leve ao fogo a 90 graus.
  • Deixe ferver bem e depois acrescente as pedras de cânfora.
  • Você deve deixar essa mistura descansando por uma semana em um lugar que não tenha nenhuma luz.
  • Depois do descanso, aplique nas varizes a noite para aliviar as dores.

Freixo

A planta freixo tem propriedades anti-inflamatórias e diuréticas. Ela age combatendo as dores das articulações e dos músculos. Você pode comprar em forma de cápsulas para tomar diariamente ou em folhas secas. No caso das folhas, você deve fazer um chá fervendo na água e tomando 3 vezes ao dia.

Eaí, já conhecia esses remédios caseiros para dor nas pernas? O que achou? Deixe seu comentário pra gente!

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar