Sedentarismo: Causas, sintomas, riscos e consequências.. Saiba como evitar!

sedentarismo

Fazer atividades físicas é fundamental para que possamos ter uma boa qualidade de vida, no entanto, o número de pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade é alto, seja por ter uma rotina cansativa, falta de tempo ou até mesmo preguiça, e por isso é muito comum que essas pessoas comecem a ficar com sedentarismo.

Você sabe o que é o sedentarismo e o que pode causá-lo? Continue conosco e confira tudo sobre esse termo tão comum nos dias de hoje a seguir!

Sedentarismo: O que é?

O sedentarismo é caracterizado pela falta que atividades físicas que resultam em um gasto calórico hiper reduzido, normalmente sendo considerado uma pessoa sedentária aquele que não consegue gastar o mínimo de 2200 calorias semanalmente.

O sedentarismo é um problema de saúde pública que vem em ascendência na população brasileira, onde acredita-se que 46% da população seja considerada sedentária, e que quase 14% das mortes no país estão ligados a fatores do sedentarismo.

Causas

sedentarismo

Diversas causas estão ligadas ao sedentarismo, nas quais estão ligadas principalmente a falta de atividade física no dia a dia, e a falta de uma alimentação saudável, que em conjunto predispõe ainda mais o sedentarismo.

Algumas atividades que acontecem de forma comum em nosso dia a dia favorecem o sedentarismo, como por exemplo, fazer o uso do carro mesmo em pequenos trajetos, deixar de realizar atividades domésticas que levariam ao gasto calórico, consumo exagerado de alimentos industrializados, normalmente por serem considerados mais fáceis de fazer, passar várias horas utilizando o computador, ou mesmo a TV e o vídeo game e utilização de elevadores e escadas rolantes diariamente.

❱ Leia também: Diabetes tem cura?

Sintomas

Alguns dos sintomas do sedentarismo são:

  • Falta de ânimo para sair
  • Ficar sentado ou deitado o dia inteiro
  • Só sair de carro, até mesmo em curtas distâncias
  • Ficar muitas horas na frente da televisão ou computador sem fazer nenhuma outra atividade
  • Preguiça constante
  • Falta de vontade de realizar qualquer tarefa

Riscos e consequências

As pessoas que estão sedentárias devem tomar cuidado, pois esse quadro pode gerar algumas consequências, como:

  • Falta de estímulo muscular
  • Acúmulo de gordura
  • Aumento do colesterol
  • Maior probabilidade de possuir doenças cardiovasculares
  • Roncos ao dormir
  • Dor nas articulações
  • Maior chance de ter diabetes tipo 2

Sedentarismo Infantil

Um dos grandes problemas do sedentarismo é o infantil, pois uma criança sedentária se torna um adulto ainda mais sedentário, o que desencadeia diversos outros problemas.

Muitas vezes as crianças substituem o ato de brincar por assistir TV, jogar videogame, usar tablets e computadores e com isso vão ficando cada vez mais acostumadas com a situação e consequentemente se tornam sedentárias.

É de suma importância que os pais controlem o dia a dia das crianças, principalmente quanto aos seus afazeres e a sua alimentação, já que as crianças tendem também a se alimentar mais de doces, chocolates, refrigerantes e biscoitos, o que contribuem para a obesidade e agravam ainda mais o seu quadro.

❱ Leia também: Atividade física na terceira idade!

Como evitar?

Para evitar o sedentarismo e até consequentemente a obesidade é necessário dar início a realização de atividades físicas que podem iniciar de forma leve e aumentar a intensidade ao longo do tempo.

Pequenas ações no dia a dia como optar por alimentação mais saudável, preferir realizar pequenos trajetos caminhando, praticar trabalhos braçais em casa ou até mesmo no escritório, trocar elevadores por escadas, e realizar atividades físicas por ao menos 30 minutos diariamente contribuem para o não surgimento do sedentarismo e até serve como dicas para sair do sedentarismo em alguns casos.

Sedentarismo e obesidade

sedentarismo

Normalmente a obesidade pode surgir justamente em decorrência do sedentarismo que acontece quando é associado a uma dieta rica em gorduras e açúcares e falta de atividades físicas.

A obesidade que é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal pode trazer diversas complicações ao organismo humano, e mais do que nunca deve ser um fator preocupante que necessita de ajuda médica.

Pessoas sedentárias e obesas estão mais propensas a apresentar sérios problemas de saúde, que vão de problemas ligados aos hormônios que alteram o correto funcionamento do corpo a problemas cardíacos que podem levar a ataques cardíacos e até a morte.

Espero que você tenha gostado deste artigo, e se ainda ficou alguma dúvida sobre ele deixe-nos um comentário que responderemos em seguida!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar