Silimarina:O que é? Melhora o colesterol? E a menopausa?

silimarina

Silimarina é o nome comumente dado a planta Silybum Marianum, que é uma espécie de flor. Sua origem se deu no sul da Europa e atualmente ela vem sendo usada devido a diversos benefícios que pode trazer à saúde.

Nesse artigo explicaremos um pouco mais a respeito dessa planta que tem funções poderosas, mostraremos para o que ele serve e se realmente funciona. Confira:

Para que serve a Silimarina?

O principal uso da silimarina é para melhorar as funções do fígado, contudo a planta serve também para diversas outras funções. Dentre essas funções estão o controle da menopausa, icterícia, controle do colesterol, hepatite e no suporte para melhora do sistema digestivo.

Além disso, é capaz de impedir os danos causados pelos radicais livres, protege a função hepática contra as toxinas.

 

Benefícios

Abaixo explicaremos melhor cada um dos benefícios da silimarina, para você tirar todas as suas dúvidas. Confira:

Saúde do fígado: Estudos recentes demonstraram, por meio do acompanhamento clínico com 100 voluntários que fizeram uso da silimarina por um período de 3 meses, que ela melhora o funcionamento do fígado tanto a curto quanto a longo prazo.

Melhora do sistema digestivo: A silimarina também pode ajudar o seu sistema digestivo. Aliviando sintomas de mal estar, cólicas e vômitos. Por isso ela costuma ser indicada a pacientes que estejam fazendo algum tipo de tratamento que cause esse tipo de desconforto.

Controle do colesterol: Essa flor se mostrou bastante eficiente também no controle do colesterol. Principalmente quando administrada a pessoas que possuem dificuldades de controlar os níveis de açúcar no sangue. Como é o caso dos diabéticos.

Controle da menopausa: Sabe aqueles calores noturnos e sudorese causada pela menopausa? A silimarina também atua melhorando esse aspecto. Para potencializar esse efeito as pessoas costumam combinar o seu uso com outros vegetais que possuem a mesma função como o maracujá, lecitina e Ginseng.

silimarina fígado

Silimarina realmente funciona?

Os efeitos citados anteriormente foram constatados por meio de estudos e pesquisas, portanto a silimarina realmente funciona. Contudo, pode haver alterações dos efeitos benéficos de pessoa para pessoa e devido a diversos fatores biológicos que podem influenciar nesse sentido.

Além das disfunções citadas a silimarina também funciona como um ótimo antioxidante para o organismo, possui função anti-inflamatória, reduz infecções, protege os neurônios, ajuda na desintoxicação do organismo e até mesmo tem sido estudada para ajudar no tratamento do câncer.

Possui contraindicações?

A silimarina é relativamente segura quando administrada nas dosagens certas e por adultos. Porém, foram observados alguns efeitos colaterais leves em algumas pessoas que fizeram uso do suplemento. Dentre esses efeitos estão diarreia, falta de apetite e dores de cabeça.

Quanto as grávidas, não existem estudos que atestem a seguridade do composto para esse público. Também não é recomendada para lactantes, portanto, caso pertença a esse grupo é melhor evitar a silimarina.

Também, quando administrada a pessoas alérgicas a vegetais da ordem das asterales, que são plantas como o crisântemo, margaridas e ambrósia, o seu uso deve ser evitado.

TPC da Silimarina

TPC significa terapia pós ciclo e é muito utilizada por aqueles que praticam musculação e fazem uso de esteroides, pelo motivo desse tipo de dieta diminuir o hipogonadismo.

Algumas pessoas fazem uso da silimarina juntamente com outros componentes durante a TCP. Nesses casos o suplemento se mostra bastante eficiente para esse tipo de dieta se tornar ainda mais efetiva, melhorando muito a saúde do fígado lesado por esteroides.

Chá de silimarina

Onde comprar?

A silimarina pode ser encontrada em lojas que comercializam produtos naturais e também por meio da internet, em lojas de suplementos naturais. Nas casas de produtos naturais, você pode encontrá-la in natura em pó, podendo ser administrada por meio de chás e infusões.

Quando comprada em lojas de suplementos o composto vem em cápsulas e deve ser administrado conforme orientações da fabricante.

Como tomar a silimarina?

Existem estudos que recomendam as dosagens ideais para os casos de desconforto estomacal e para a melhora do fígado. Quando o uso for para desconforto estomacal a silimarina deve ser administrada três vezes ao dia em dosagens de 1 ml, cada vez. O tratamento pode ser prolongado por até 4 semanas.

Para melhora da saúde do fígado, a dosagem é a de 200 mg do pó que poder tomada por até vezes ao dia. Para as outras funções você deve seguir as recomendações dadas pelo meio que você comprou-a, se por meio de suplementos de laboratório ou casa de produtos naturais.

Preço

Você pode encontrar facilmente a silimarina para ser comprada na internet. As capsulas do suplemento costumam ser bastante baratas e você a encontra por valores médios de R$ 30,00 na embalagem com 60 unidades e com concentração de 200 mg.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar