Sinais Físicos que Indicam Doenças

O corpo humano é uma máquina maravilhosa, e trabalha 24h por dia para nos manter bem: o suor mantém a temperatura estável, a urina se livra de toxinas, a pele reveste os tecidos e os protege, os músculos nos possibilitam movimento e o esqueleto nos dá sustentação. Esses são apenas alguns exemplos de todo o trabalho que nosso corpo tem de realizar numa base frequente, mas às vezes é através de pequenos sinais que ele pede ajuda e pode nos indicar da presença de doenças graves. Por isso é tão importante saber ouvir e entender as próprias necessidades: nosso corpo sabe o que é melhor para si e quando precisa de cuidados.

Vamos falar de alguns sintomas iniciais de algumas doenças sérias, que quando tratadas rapidamente, podem salvar a vida dos pacientes.

hipertensao

Infarto

O infarto é a falta de circulação de sangue em algum tecido cardíaco, fazendo com que as células ali presentes morram por falta de oxigênio e nutrientes. Embora o sinal mais comum seja uma forte dor ou pressão no peito irradiando para o braço esquerdo, ombros, pescoço e costas. É comum a dor vir acompanhada de tontura, náuseas, suor e falta de ar. Deve-se procurar atendimento imediatamente.

 AVC

Em um acidente vascular cerebral acontece o mesmo do infarto: uma área do cérebro não recebe a irrigação correta de sangue, e as células padecem. Como principais sintomas se incluem súbita confusão mental, náuseas, dificuldade em ler, escrever, engolir e/ou falar, além de tonturas e perda repentina de sensibilidade de um lado do corpo. Esse é outro caso em que deve-se correr para o médico.

Diabetes

Existem dois tipos de diabetes, a 1, que é causada por um problema no pâncreas; e a 2, que geralmente advém de uma rotina sedentária. Os sintomas iniciais da 2 são: excesso de urina, sede excessiva, cansaço crônico, difícil cicatrização e vista embaçada. O diagnóstico é feito através da medição, por exame de sangue, da glicemia em jejum em dois dias diferentes.

Hipertensão

É comum achar que pode-se descobrir hipertensão por sintomas como dores ou pressão na cabeça, dor nos olhos, palpitações ou dor nas pernas. O ideal é ter a pressão arterial medida periodicamente, pois mesmo quem não apresenta sintoma algum pode ser hipertenso e não saber.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é causado por um funcionamento excessivo da tireóide, desregulando sua produção de hormônios. Ele pode causar aumento no bócio (região mais baixa do pescoço), suor excessivo, tremores nas mãos, insônia, palpitações, etc. Já no hipotireoidismo ocorre o contrário, e a tireóide não funciona o suficiente. Pode se sentir intolerância ao frio, redução no paladar, infertilidade, perda do paladar, etc. Ambas serão diagnosticadas através de exames médicos.

Hipoglicemia

A hipoglicemia é a queda muito expressiva da glicose no sangue, o que não ocorre normalmente em pessoas saudáveis. Os sintomas iniciais são dormência nos lábios, taquicardia, calor, tremores e dor de cabeça. Em casos mais graves, onde já está ocorrendo falta de glicose para aumentar as células do cérebro, podem aparecer letargia, convulsões, incoordenação motora e perda da capacidade de raciocínio. No segundo caso, deve-se procurar um médico imediatamente.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar