Sintomas de Diabetes: Saiba Identificar essa doença!

A diabetes é uma doença do grupo de doenças metabólicas na qual a pessoa possui altos níveis de açúcar no sangue, isso devido a falhas no processo de produção de insulina pelo organismo. A diabetes pode atingir a todos, sem restrição de sexo, idade ou estilo de vida. Como você pode identificar os primeiros sintomas de diabetes?

Esse é o assunto que vamos tratar nesse artigo. Através dele você vai saber como identificar os primeiros sintomas dessa doença e assim poder começar o tratamento mais cedo, evitando danos maiores ao organismo.

Quais são os sintomas da diabetes?

A diabetes é dividida em dois tipos, diabetes do tipo 1 e diabetes do tipo 2, as duas são prejudiciais ao organismo e possuem sintomas bem parecidos, a diferença é que na diabetes do tipo 1 esses sintomas surgem de forma mais rápida e intensa.

sintomas de diabetes

Abaixo você confere quais os principais sintomas de diabetes.

Fadiga e fome

O seu organismo transforma a comida que você ingere em glicose, que suas células vão usar para ter energia, porém essa glicose produzida precisa de insulina para que seja usada pelo corpo.

Pessoas que sofrem com diabetes não produzem insulina naturalmente, fazendo com que o seu corpo não absorva os açucares em forma de energia.

Com isso você vai se sentir constantemente cansado e com fome, pois seu organismo vai entender que você não está se alimentando.

Fazer xixi com mais freqüência e sede

Uma pessoa que não possui diabetes, normalmente vai ao banheiro para fazer xixi de 5 a 7 vezes em média por dia.

Já uma pessoa que possui os sintomas da diabetes, vai precisar ir ao banheiro muito mais vezes.

Normalmente, o seu organismo reabsorve a glicose que passa pelos seus rins, porém quando a pessoa tem diabetes e pelo fato dos níveis de açucares no sangue estarem muito elevados, os rins não conseguem realizar essa função. Isso faz com que seu corpo produza mais fluidos que o normal, fato que faz você ir ao banheiro muitas vezes durante o dia.

Boca seca

Além dos sintomas citados, a diabetes também é responsável pela sensação de boca seca, inclusive ressecando a pele e os cabelos. Isso ocorre porque o seu corpo está eliminando mais fluidos pelos rins através do xixi.

Vista embaçada

Também ocasionada pela  falta de fluidos no corpo, suas vistas também podem se tornar mais embaçadas. Isso ocorre por que há o ressecamento dos olhos e com a falta de lubrificação a visão se torna turva.

Infecção por fungos

A diabetes também é causadora do aparecimento de infecções causadas por fungos. Isso por que esses organismos se alimentam de açucares e quando você está diabético esse componente é abundante no corpo.

Os fungos costumam se desenvolver em lugares escuros e úmidos do corpo, geralmente atingindo as áreas entre os dedos dos pés, debaixo dos seios e órgãos genitais.

Quais são os sintomas de diabetes nas mulheres?

Apesar de ser a mesma doença tanto em homens quanto nas mulheres, a diabetes atinge de algumas maneiras diferentes esses dois gêneros.

sintomas de diabetes

No geral os sintomas de diabetes são os mesmos, porém nas mulheres podem ocorrer;

Infecções vaginais

O crescimento exagerado do fungo da candidíase provocado pelo alto nível de açúcar no sangue, pode levar a uma infecção vaginal.

Quando a infecção se desenvolve no organismo os sintomas são coceiras, mal cheiro e dor no ato sexual.

Infecção urinária

A incidência de infecção urinária é maior em mulheres que possuem diabetes, a infecção é desenvolvida quando a bactéria entra em contato com o trato urinário.

Essas infecções podem causar dor ao urinar, sensação de queimação e urina com sangue.

Síndrome do ovário policístico

Isso ocorre quando a glândula adrenal presente no organismo feminino passa a produzir uma grande quantidade de hormônios masculinos.

Os sintomas de ovário policísticos são menstruações irregulares, ganho de peso, acne e depressão.Pode causar a infertilidade feminina e a criar resistência a insulina.

Esses fatores fazem aumentar os níveis de açúcar no sangue e a desenvolver diabetes.

Caso você esteja sofrendo com alguns desses sintomas, não deixe de procurar uma farmácia e realizar um simples teste de glicose. Esse teste vai indicar a sua taxa de glicose no sangue e no caso de alterações, procure orientação médica.

Gostou do texto? Tem algo para acrescentar? Deixe um comentário!

2 Compart.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar