Sucupira: Para que serve? Como usar? Quais são seus benefícios?

Existem muitas plantas e árvores que possuem propriedades medicinais, que auxiliam no tratamento de várias doenças e melhoram a qualidade de vida, e por isso conhecê-las é fundamental para que possamos saber ao que recorrer quando estamos com algum problema de saúde. Hoje nesse artigo eu irei falar um pouco sobre uma árvore que pode trazer vários benefícios, a sucupira.

Você já ouviu falar na sucupira? Sabe o que é e para que serve? Não? Então este artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber para aproveitar os benefícios dessa árvore. Confira!

O que é?

A sucupira é uma árvore do cerrado brasileiro que é muito usada na medicina natural, pois de suas raízes as suas folhas, tudo pode ser usado em tratamentos de saúde. Ela é usada principalmente para ajudar no tratamento de inflamações no corpo, mas pode trazer muitos outros benefícios.

Você poderá consumir a sucupira em várias formas, sendo que a mais comum é através de sementes ou através de cápsulas.

Para que serve?

Por ser rica em nutrientes, a planta  pode ser usada para melhorar várias funções do nosso corpo, sendo que ela é conhecida principalmente por sua ação analgésica e anti-inflamatória, mas também possui ação antiparasitária e antimicrobiana.

Algumas outras excelentes funções da sucupira são a sua ação neuroprotetora, anticâncer, cardioprotetora, antidiabética e antioxidante.

Mas é importante cuidado na hora de consumi-la, pois ela só irá trazer os resultados esperados se for utilizada da forma correta.

Sucupira branca

sucupira

A sucupira branca, cujo nome científico é Pterodon emarginatus é uma espécie arbórea que pode chegar a ter até 16 metros de altura, possui flores esbranquiçadas ou róseas e é a mais indicada para o consumo.

Esse tipo de sucupira produz um óleo medicinal que é excelente para ser usado no tratamento de reumatismo e demais doenças do tipo. Além do mais, alguns estudos comprovaram que o consumo desta árvore pode auxiliar impedindo a penetração da cercaria da esquistossomose na pele.

❱ Leia também: Barbatimão!

Sucupira Preta

sucupira

Outro tipo de sucupira que podemos encontrar é a sucupira preta, cujo nome científico é Bowdiaich virgilioides. Essa planta pode chegar a ter até 15 metros de altura. Suas folhas são violetas e muito vistosas.

A melhor forma de consumo dela é através do chá, que funciona como um excelente remédio natural para a diabetes, visto que ela ajuda a regularizar os níveis de insulina no sangue. Essa árvore  também possui ação adstringente e antirreumática.

Benefícios da Sucupira

Os principais benefícios que o consumo poderá te trazer são:

  • Age contra a inflamação
  • Alivia dores
  • Ajuda a combater a dor de garganta
  • Auxilia na cicatrização da pele
  • combate cólicas menstruais

Como usar?

sucupira

Como a sucupira pode ser encontrada em várias formas, seu uso também irá variar conforme a versão escolhida para consumir. Confira abaixo:

  • Chá: Você deverá quebrar algumas sementes de sucupira e levar ao fogo em uma panela com água. Depois que começar a ferver é só desligar o fogo, coar o chá e ele estará pronto para ser consumido.
  • Óleo: Tomar até 5 gotas ao dia junto com algum alimento.
  • Cápsulas: Tomar duas cápsulas ao dia.
  • Tintura: Tomar 20 gotas da tintura até 3 vezes ao dia.

❱ Leia também: Fitoterápicos!

Tem contraindicação?

Embora ela traga muitos benefícios, ela não pode ser usada por todas as pessoas, sendo que é contraindicada para mulheres grávidas ou em período de amamentação e crianças com menos de 12 anos.

Além do mais, quem possui problemas renais ou no fígado deverá usar a sucupira com orientação médica.

Emagrece?

Não existe nenhum estudo científico que comprove que o uso dessa planta pode auxiliar no emagrecimento, no entanto, a depender do modo como a pessoa está usando o chá de sucupira, pode ser que ela consiga perder peso.

O ideal para quem deseja perder peso é consumir o chá de planta no lugar de uma bebida calórica, assim além de absorver os seus benefícios, ainda irá conseguir perder peso.

Sucupira em cápsulas

Uma das melhores formas de consumi-la e obter seus benefícios é em cápsulas, sendo que ela pode ser adquirida em qualquer farmácia próxima a você ou até mesmo em uma farmácia online, onde você irá adquirir o produto por um ótimo preço e recebê-lo no conforto da sua  casa.

 

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar