Terçol: Afinal, o que é? Veja aqui todas as informações sobre o problema!

Terçolm belo dia você acorda e no seu olho tem uma espécie de inchaço (bolha) avermelhada nos olhos, perto dos cílios. Parece inflamado, fica mais difícil de piscar. Você consegue sentir aquilo te incomodando em cima da pálpebra. Afinal, o que é isso? Terçol. Muita gente se assusta e acha que pode ser algo bem grave. Pensa o que de tão errado a pessoa tem para aparecer algo tão feio bem nos olhos. Mas deixa a gente te contar, não é um bicho de sete cabeças e é mais natural de ocorrer em muita gente do que você imagina.

O que é?

A definição é feia e assusta, mas o terçol é chamado medicamente como um pequeno furúnculo de um cílio. É uma infecção bacteriana de uma glândula sebácea na base dos cílios, o Zeiss e Mol, causada por bactérias, geralmente estreptococo ou estafilococo. Os olhos ficam com um inchaço vermelho bem sensível ao toque.

Ele também tem duas formas de surgir, de forma externa ou interna:

  • Terçol externo: é o terçol mais fácil de tratar, drena sozinho e cura em pouco tempo. Aparece como inflamação avermelhada na borda da pálpebra.
  • Terçol interno: leva mais tempo para drenar e curar. Esse aparece longe da borda da pálpebra, também como uma inflamação avermelhada.

Por que o terçol apareceu em mim?

Todos nós temos glândulas sebáceas (produtoras de gordura, que evitam o ressecamento da pele) por todo corpo – e não é diferente nos nossos olhos. Nas pálpebras, perto dos cílios, elas se chamam de Zeiss e Mol. A causa mais comum do aparecimento do terçol é quando essas glândulas produzem muita gordura, e assim, facilitam a proliferação de bactérias. Então o surgimento dessa bactéria em você é muito comum. Outra coisa que pode favorecer essa infecção é pouco cuidado higiênico ao colocar e tirar lentes de contato e o grande uso de maquiagem. Este último se torna mais comum quando a pessoa não tem o costume de lavar o rosto e tirar a make antes de dormir.

Como ele surge?

Ele aparece como um carocinho avermelhado na pálpebra e dolorido ao toque. É simples de diagnosticar, pois é bem característico.

Terçol

Qual é o tratamento para terçol?

Na maioria dos casos, o terçol some sozinho. O próprio carocinho instalado na pálpebra drena (seca) sozinho e isso acontece geralmente em até uma semana ou dez dias. Quando demora mais que esse tempo, é necessário buscar um tratamento médico. Há métodos que também ajudam a apressar a drenagem do terçol, para que ele suma de vez:

  • Pomadas a base de antibióticos;
  • Colírios;
  • Compressas quentes várias vezes ao dia (com água morna ou soro fisiológico);
  • Lavar os olhos com xampus de pH neutro (aqueles de bebê) – esse tratamento é indicado que seja feito diariamente também para quem tem predisposição em pegar terçol;
  • Extrema higiene com as mãos e evitar passá-las no olho.

Terçol

 Tratamentos alternativos e naturais

  • Coentro: funciona para lavar os olhos. É só fazer como um chá (ferver as sementres de coentro e depois coar). Depois de frio, limpe o olho com a solução no mínimo três vezes ao dia.
  • Bolsa de chá: funciona como uma compressa. É só umedecer aquelas bolsinhas de chá com água morna e colocar sob o terçol por 10 minutos todos os dias.
  • Camomila: também funciona como compressa. É necessário fazer o chá das folhas de camomila, depois que esfriar é só umedecer em um pano e colocar sobre o olho durantes 10 minutos, duas vezes ao dia.
  • Tomate: o mais exótico da lista, também pode ajudar a aliviar as dores e diminuir a inflamação. É só cortar um tomate em fatias e colocar sobre o terçol por cinco minutos, três vezes ao dia.
  • Pepino: da mesma forma que o tomate, é só cortá-lo em rodelas e aplicar sobre a região afetada.

É importante destacar que no caso de pessoas idosas, o tratamento é um pouco mais chatinho:

  • É necessário a realização de uma antibioticoterapia sistêmica, por via oral. Pois os idosos têm uma alta vascularização da pálpebra, o que torna mais fácil que a infecção se espalhe.

Em casos mais raros ainda, o terçol não drena o suficiente. O que deixa marcas, como bolinha de gordura endurecida. Nesses casos, é necessário que se extraia cirurgicamente ou se drene por incisão com um bisturi.

Terçol

Simpatia para tratar terçol funciona?

Muita gente tem a simpatia de que se esfregar uma aliança na roupa e depois colocá-la sobre o olho com terçol faz com que a infecção desapareça. A simpatia da aliança não é indicado pelos oftalmologistas por ser anti-higiênico. O que se torna uma má opção, pois quando se tem o terçol é primordial uma boa higiene.

Terçol é contagioso?

O que pode acontecer é que o terçol de um olho acabe indo para o outro. O ato de coçar e mexer no olho infeccionado e esquecer de higienizar as mãos depois, faz com que a bactéria se prolifere na outra pálpebra. Então é importante novamente destacar a importância da higiene quando se tem o terçol.

Eaí, tiramos suas dúvidas? Conta pra gente!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar