Unha encravada: Como evitar e como cuidar!

unha encravada

As unhas encravadas causam muito incômodo e são um problema comum entre homens e mulheres. As causas são variadas:

  • Pessoas com problemas vasculares e diabetes;
  • Pressão nas unhas com o uso de meias grossas, sapatos apertados, estreitos e de bico fino;
  • Tropeços ou quedas sobre as unhas;
  • Corte de unha errado.

Além da dor que a unha encravada provoca, ela pode ser uma porta para possíveis infecções graves. Para evitar esse mal, é importante levar em consideração os seguintes conselhos:

Corte as unhas em formato quadrado

As unhas possuem um espaço determinado para crescer. Caso você corte as laterais, a pele pode passar a ocupar essa região e quando a unha começa a crescer de novo, ela disputa o lugar e faz pressão no dedo. Por consequência, a unha não tem espaço para crescer, daí acaba encravando. Não corte as unhas em formato arredondado ou pontudo.

Evite tirar as cutículas

A unha sem cutícula fica mais propensa às infecções, pois ela é a proteção da unha contra fungos, substâncias químicas e bactérias e outros microorganismos.

Corte as unhas sem deixar protuberâncias

Ao cortar a unha, evite deixar pontas ou pedaços e não corte muito perto da pele.

Lixe as unhas após o corte

Não basta apenas cortar, as unhas precisam ser lixadas por remove as espículas (pontinhas de unhas) que podem encravar. O organismo percebe essas pontinhas como um corpo estranho e gera um processo inflamatório. Caso uma unha quebre ou lasque, é importante lixar bem para evitar a formação dessas espículas.

Mantenha seus pés sempre limpos

Mantenha os pés sempre limpos, principalmente debaixo das unhas, pois o acúmulo de células mortas facilita a proliferação de fungos e bactérias.

Não use sapatos apertados

Apesar de serem mais bonitos e estilosos, os sapatos de bicos finos são o grande inimigo das unhas, pois eles exercem pressão sobre os cantos das unhas, o que provoca um processo inflamatório e por consequência acontece o encravamento. O sapato ideal é o de bico mais alargado ou arredondado. Caso não seja possível evitar o uso de sapatos apertados de bicos finos, procure usar um número maior do seu tamanho para permitir a movimentação dos dedos.

O mais correto é evitar o uso constante de sapatos fechados pois eles provocam a falta de oxigenação do pé, uma das causas da infecção. Prefira usar sandálias ou sapatos abertos na parte da frente do pé que permitem que os dedos fiquem mais livres.

Mantenha a postura correta

Mantenha a postura ao andar, pois a falta dela pode aumentar a pressão sobre os dedos, e pode acarretar mudança no crescimento da unha e favorecer o encravamento.

E lembre-se, ao perceber qualquer tipo de alteração na cor ou textura da unha, ou mesmo para limpar, higienizar e tratar as unhas, procure um podólogo (médico especializado no cuidado dos pés). Há diversas clínicas de podologia que oferecem serviço completo para cuidado dos pés, desde de fazer as unhas, até o tratamento de micoses, unhas encravadas e problemas similares.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar