Valeriana: Conheça todos os benefícios dessa erva e de seu chá

Valeriana emagrece? Cura insônia? Diminui a cólica? Descubra todas as verdades e mitos sobre essa erva milagrosa a seguir.

valeriana

A medicina natural e a cura através de plantas e ervas está cada vez ganhando mais espaço e procura no mundo moderno. Tratamentos naturais causam poucos ou nenhum efeito colateral, muito diferente de remédios tradicionais produzidos em laboratórios e comprados em farmácias comuns. A cura e o alívio de sintomas de diversas doenças podem ser solucionados com o tratamento à base de valeriana, uma erva com alto poder curativo. Veja a seguir todas as informações necessárias sobre esse poderoso medicamento natural.

Valeriana: O que é?

Valeriana é uma planta medicinal com diversos benefícios para a saúde, atinge até 1 metro de altura e contém flores de cor rosa. Seu nome científico é Valeriana officinalis, mas também é conhecida por erva dos gatos, valeriana selvagem e erva botica.

Comprar a Valeriana em comprimidos

Atualmente já é possível encontrar a Valeriana na forma de comprimidos, sendo que a Weleda, marca mundialmente famosa já produz um composto que contém a Valeriana, o Ansiodoron. Se você pretende tomar, recomendamos que conheça.

Além disso, fizemos uma pesquisa rápida na internet e encontramos medicamentos naturais a base de Valeriana em duas farmácias que entregam em todo Brasil, a Araújo e a Onofre. Clique no botão a seguir para acessar o site de cada uma delas e conhecer esses produtos e conferir seu valor:

Quais os benefícios dessa planta medicinal?

Para o ser humano a valeriana contém diversos benefícios ligados ao relaxamento e bem-estar. Já nos gatos o efeito pode ser contrário, deixam os gatos agitados e resgatam seus instintos mais primitivos de caça.

A valeriana contém propriedades sedativas, soníferas, antiespasmódicas, relaxantes, calmantes, anticonvulsionantes e soporíferas.

Todos esses benefícios são alcançados quando você, através de um médico, de preferência homeopata, receita um tratamento contínuo à base da erva de valeriana, chá ou tintura, para curar ou aliviar os sintomas da insônia, transtorno obsessivo compulsivo, estresse, ansiedade e hiperatividade.

Valeriana emagrece?

Há diversos relatos de pessoas que afirmam que o chá de valeriana ajudou a perder peso durante a dieta. O que se deve frisar é que o chá de valeriana não tem propriedades emagrecedoras, nem acelera o metabolismo para queimar mais calorias, o que a valeriana faz no organismo é controlar a ansiedade.

Muitas pessoas engordam e comem mais que o necessário devido à ansiedade que possuem, abrem a geladeira sem motivo só porque estão ansiosas, fazem aquele lanchinho calórico fora de hora e etc. O chá de valeriana tem propriedades calmantes, relaxantes e tem o poder de diminuir a ansiedade, dessa forma, retirando a ansiedade a pessoa não procura comer por compulsão e nem comer nas horas erradas e por isso é um grande auxiliar no tratamento para emagrecer.

Outra alternativa que você pode usar o chá de valeriana para ajudar na dieta é tomar ele nos momentos que tiver fome, antes de dormir, por exemplo. Além de te trazer sono, retirar a ansiedade, ele vai servir para te sustentar durante a noite. É uma excelente opção se você quer emagrecer e melhorar o seu sono.

Valeriana dá sono?

Sim! Essa é uma propriedade comprovada cientificamente e que ajuda milhões de pessoas no mundo todo a terem uma noite de sono de maior qualidade.

As propriedades sedativas da valeriana fazem com que o sono chegue mais rápido, ótima opção para quem tem insônia e só consegue dormir de madrugada e muito tarde da noite.

A Valeriana com suas propriedades sedativas e relaxantes, fazem com que seu corpo abaixe os níveis de ansiedade e estresse, induzindo ao sono mais tranquilo e sem interrupções durante a noite. Dessa forma você consegue descansar uma noite inteira e acordar mais bem disposto de manhã.

Outro benefício da valeriana é que além de ter propriedades sedativas ela não causa sonolência no outro dia pela manhã. Alguns remédios que induzem o sono tem essa característica de deixar a pessoa com menos disposição para as atividades do período da manhã.

Ótima opção para quem tem dificuldades de dormir ou que possui sono leve e acorda por qualquer motivo e depois não dorme mais. O uso contínuo da valeriana poderá mudar sua vida e sua qualidade do sono.

cha de valeriana

Chá de Valeriana: Como fazer?

A forma mais conhecida e mais usada do tratamento com valeriana é através do seu chá, que concentrado conserva todas as suas propriedades e benefícios ao ser humano.

Outra forma do uso da valeriana é através da sua tintura, que também é bastante concentrada e diluída no álcool para conservar as propriedades. Usada geralmente com conta-gotas.

Existe também a valeriana em forma de cápsulas, que você encontra em lojas de produtos naturais ou de manipulação. Seus efeitos e benefícios são os mesmos, basta você optar pela forma que irá ingerir a valeriana.

Se você também quer desfrutar de todos os benefícios da valeriana citados no artigo de hoje, aprenda aqui a preparar um chá dessa planta medicinal e ter daqui pra frente boas noites de sono e também diminuir sua ansiedade e hiperatividade durante o dia.

Ingredientes:

Se você achar in natura é a melhor forma de fazer o seu chá de valeriana.

  • 1 colher de sopa de valeriana
  • 2 medidas de xícara de chá de água fervente

Modo de preparo:

Após ferver a quantidade de água indicada, jogue 1 colher de sopa de valeriana no recipiente e deixe em infusão tampado por 5 minutos. Após isso, coe e tome o chá.

Gostaram das dicas de hoje? Conte-nos nos comentários!

12 Compart.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,00 do total de 5)
Loading...

Comentar