Vitamina A

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo e para evitar problemas de saúde. A vitamina A é uma das mais importantes e também uma das mais fáceis de ser encontrada, uma vez que ela está presente em alimentos de origem animal e vegetal. Nesse artigo você vai aprender tudo sobre essa vitamina e os benefícios que ela pode trazer ao corpo.

vitamina a

A vitamina A pertence ao grupo de vitaminas lipossolúveis e pode ser encontrada em duas fontes. Nos alimentos de origem animal está na forma de retinóides e naqueles de origem vegetal o nutriente está na forma de grupos de carotenoides, que inclui o betacaroteno.

Como a vitamina A age no organismo

A vitamina A possui diversas funções, porém ela é mais conhecida pelos seus benefícios relacionados com a visão. Além disso, ela colabora com o desenvolvimento dos ossos, possui ação protetora na pele e mucosa, tem função essencial na capacidade funcional dos órgãos do sistema reprodutivo, participa do fortalecimento do sistema imunitário, está relacionada com o desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, contribui para o desenvolvimento normal dos dentes, para a conservação do esmalte dentário e para a manutenção do bom estado do cabelo.

No organismo, sua absorção ocorre de forma semelhante à das gorduras, sendo que quando há anormalidades na absorção destas, há também uma redução da absorção do retinol. Quando a absorção ocorre normalmente, ela é praticamente integral. A vitamina A também contribui para o  desenvolvimento do feto, por isso ela é  indispensável para gestantes.

Onde encontrar vitamina A

A vitamina A encontrada em alimentos de origem animal, como leite, ovos, fígado e sardinha, e em alimentos vegetais folhosos de coloração verde escura, como brócolis, couve, espinafre, e em vegetais e frutos de cor amarelo ou alaranjado, como laranja, mamão, pêssego, abacate, cenoura, entre outros.

Benefícios da vitamina A

Os benefícios da vitamina A são inúmeros, mas alguns podem ganhar mais destaque, como a importância da vitamina A para a visão, pois ela protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz que entra nos olhos. Quando existe uma  baixa ingestão deste nutriente pode fazer exista uma certa dificuldade em enxergar em locais com a luz fraca.

Para a pele a vitamina A é necessária para manter função das células da pele e das mucosas. O nutriente age na reparação do epitélio da pele, o que faz com a pele fique bonita e saudável.

Por ser essencial para proliferação e divisão celular a vitamina A contribui para o crescimento, pois ela regula a expressão do gene responsável para a formação do hormônio de crescimento.

Deficiência de Vitamina A

A deficiência de vitamina A é identificada por meio de um exame médico. Porém quando o organismo não está recebendo as doses recomendadas desse nutriente uma série de problemas de saúde podem ocorrer como cegueira noturna, que é a dificuldade de enxergar em locais com a luz fraca e  que pode até evoluir para uma cegueira total, o aumento  de infecções comuns como diarreia e infecções respiratórias, também pode ocorrer, entre outros problemas. Por isso sempre inclua em sua alimentação alimentos que tem a vitamina A.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentar