Vitamina B

As vitaminas são essenciais para um bom funcionamento do nosso organismo. Dentre as mais importantes estão as vitaminas do complexo B. Este artigo mostra todos os benefícios dessa vitamina e  por que elas são tão importantes.

A vitamina B serve para garantir o bom funcionamento do corpo em geral, pois ela está envolvida nos processos de crescimento celular, formação de células sanguíneas, consumo de energia, regulação do apetite, equilíbrio das variações de humor e saúde da pele, além da produção ideal das enzimas envolvidas na digestão.

vitamina b

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são lipossolúveis e não são produzidas em quantidades suficientes pelo corpo humano, por isso devem ser adquiridas por meio da alimentação. As vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 contam com funções similares e necessitam uma da outra para que realizem suas funções no organismo. Já as vitaminas B12 e a B9 não necessitam da presença das outras.  As vitaminas do complexo B estão relacionadas às reações químicas que ocorrem no cérebro e a sua falta pode justificar, em alguns casos, sintomas de depressão.

Conheça cada uma dessas vitaminas e onde ela estão em maior quantidade:

Vitamina B1: Ela atua no metabolismo da glicose e na formação das células do sangue. A carência dessa vitamina pode provocar insônia, fraqueza muscular, perda de apetite e taquicardia.

Ela é encontrada nas carnes vermelhas, fígado, legumes, castanha do pará, cereais integrais, leite e ovos.

Vitamina B6: Vitamina essencial para a realização das funções orgânicas do corpo, como o metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas. Também participa da produção de hormônios e da defesa do organismo.

Está presente nas carnes vermelhas, Farelo de trigo, leite, arroz integral, aveia, cereais integrais

Vitamina B9: Também conhecida como  ácido fólico é fundamental para a manutenção da saúde cerebral e contribui diretamente para a produção de serotonina, um neurotransmissor que proporciona bem-estar. É encontrada nas carnes vermelhas, vegetais de folhas escuras, farelo de trigo, leite, aveia e arroz integral

Vitamina B12: Fundamental para a formação das células do sangue a sua deficiência provoca anemia. Como os alimentos de origem animal são a principal fontes desse nutrientes, vegetarianos restritivos devem fazer suplementação.

Alimentos ricos em vitamina B

A vitamina B não é produzida em quantidade suficiente pelo organismo, por isso é necessário inserir na dieta alimentos que possuem essa vitamina.  Alguns alimentos que apresentam grandes quantidades de vitaminas B são a banana, carnes, os miúdos como fígado ou rim, vegetais verdes folhosos como couve ou espinafre, cereais e os ovos.

Benefícios das vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são classificadas de acordo com as suas funções e estão sempre relacionadas ao bom funcionamento do organismo, causando benefícios para a saúde como manter a saúde da pele ou regular o apetite. Mas no geral apresentam muitos benefícios para o corpo como a melhorar o crescimento do cabelo, garante a boa saúde da pele, auxiliar a regular o apetite, combater a depressão, protege o fígado de diversas doenças,melhorar o metabolismo do organismo e prevenir doenças do sistema nervoso.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar