Vitamina C: Quais são os benefícios? Para que serve? Entenda!

Vitamina C

“Tá com gripe? Toma vitamina C que melhora!”. Quem nunca ouviu esse conselho, não é mesmo? Mas ele costuma ser recorrente porque verdade seja dita: essa vitamina vale ouro em nosso organismo contra possíveis doenças que possam surgir. Além disso, deixa nosso corpo mais saudável em diversos sentidos e isso reflete em um dia a dia mais cheio de energia e disposição.

Para que serve?

A vitamina C serve para várias coisas em nosso organismo e a principal delas é o fortalecimento do nosso sistema imunológico. Com isso, nosso corpo fica mais resistente contra doenças que possam aparecer, mandando-as bem longe de você.

Mas esse não é o único papel desta vitamina, mesmo que isso já seja extremamente benéfico para proteger o corpo de diversos males. Ela possui ação antioxidante que deixa a ação dos radicais livres mais neutralizada, e consequentemente, age protegendo nosso organismo do envelhecimento celular, mais facilidade em cicatrização de feridas, proteção contra sangramentos na gengiva etc.

Ricos em vitamina c

Benefícios da vitamina C

Dentre os principais benefícios oferecidos pela vitamina C em nosso corpo, estão:

  • Melhora na absorção de minérios;
  • Combate aos radicais livres;
  • Melhora a resistência do sistema imunológico;
  • Maior produção de colágeno e pele;
  • Combate ao envelhecimento precoce;
  • Auxilia no tratamento do câncer;
  • Redução de risco de acidente vascular cerebral;
  • Melhora no desempenho físico;
  • Mais energia e disposição para tarefas do dia a dia.

Dose diária recomendada

Para poder usufruir de toda proteção e redução de riscos de doenças, é preciso que o seu organismo ingira uma dose mínima recomendada diariamente. Essa dosagem pode mudar de pessoa para pessoa, conforme estilo de vida, tamanho e histórico de doenças.

Mas em geral, a dose recomendada para um adulto é de 65 mg por dia. Isso deverá ser reajustado em casos de pessoas que vivem em cidades muito poluídas, fazem tratamento com algum tipo de medicamento, são gestantes ou lactantes ou são consumidoras de cigarros.

Para essas pessoas a dose mais indicada é de 90 mg a 120 mg por dia. O ideal é sempre consultar um nutricionista para avaliar qual a sua necessidade específica da vitamina C, principalmente nesses casos especiais.

Alimentos ricos em vitamina C

Mas então como consumir essa dose diária indicada da melhor forma? Se alimentando bem! Existem diversos alimentos, principalmente as frutas, que são ricas em vitamina C e podem ser facilmente inseridas na sua dieta. Confira os principais:

  • Laranja: A laranja é uma grande fonte de vitamina C não é nenhum segredo, não é mesmo!? Apenas uma unidade da fruta contém 90 mg, ou seja, o ideal para o consumo diário. Insira a fruta in natura no seu dia a dia ou consuma em forma de suco.
  • Limão: Seja como suco ou para temperar a salada, essa fruta também pode ser uma rica fonte de vitamina C para você diariamente. 4 unidades da fruta equivalem a 110 mg e já deixa pago sua cota da vitamina do dia.
  • Manga: Um unidade grande dessa fruta já te oferece 90 mg da vitamina C. Você pode comer a fruta durante o dia ou até bater e fazer um suco bem concentrado e saudável.
  • Abacaxi: Fruta ácida e deliciosa, uma fatia média já vai deixar seu organismo com 93 mg da vitamina. Uma dica é bater um suco do abacaxi com a couve (outra fonte ótima de vitamina C).

Para manter a quantidade de vitamina C oferecida por essas frutas é importante consumi-las da forma mais fresca possível. Muitos dias guardadas podem diminuir a quantia de vitamina delas. Outro ponto para manter as frutas bem vitaminadas, é não deixá-las sem casca em contato com ar por muito tempo.

Laranja e limão

Vitamina C efervescente

Se você tem dificuldade de inserir essas frutas ou outros alimentos ricos em vitamina C na sua dieta diária, há a opção de suprir essa necessidade através de sua versão efervescente. Você encontra facilmente em farmácias e é só dissolver na água e tomar um copo antes do almoço. Geralmente é indicado esse consumo para quem apresenta sintomas de déficit desta vitamina, sendo importante auxiliar em casos de:

  • Sangramento na gengiva;
  • Candidíase;
  • Marcas roxas pelo corpo ocasionadas por pequenas lesões;
  • Imunidade muito baixa;
  • Articulações enfraquecidas.

Onde comprar?

Por mais que a Vitamina C seja muito encontrada nos alimentos, você pode comprar em farmácias seja em forma de comprimidos ou cápsulas. Separamos para você duas farmácias nas quais você pode comprar no conforto da sua casa. Confira:

 

Comprar Araújo

Comprar Onofre

Veja também um vídeo sobre a Vitamina C!

Você ainda tem dúvidas sobre a Vitamina C? Deixe o seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar