Vitamina D

As vitaminas são nutrientes essenciais para o nosso corpo, elas podem contribuir na prevenção de doenças e no desenvolvimento. A  vitamina D é uma vitamina produzida pelo organismo quando a pele fica exposta à luz solar, mas também pode ser adquirida por meio da alimentação. Conheça agora tudo sobre a vitamina D.

A vitamina D é um hormônio lipossolúvel essencial para o corpo humano ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina D é a exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo UVB são capazes de ativar a síntese desta substância. Porém é possível obter a vitamina D por meio da alimentação especialmente os  peixes e os derivados do leite. Mas é por meio do sol  que o corpo recebe de 80 a 90% da vitamina necessária. Ela também pode ser encontrada em forma de suplemento alimentar, necessário para  quando existe deficiência de vitamina D e também para a prevenção ou  tratamento de uma várias doenças.

vitamina d

Função da vitamina D

A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo, ela também  tem influência no sistema imunológico, sendo importante para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, e no processo de diferenciação celular, a falta da vitamina D favorece 17 tipos de câncer.

A função principal da vitamina D é aumentar a absorção de cálcio que ocorre no intestino, para favorecer a formação normal dos ossos e dentes. Por isso falta de vitamina D pode favorecer o aparecimento de doenças ósseas, como a osteoporose, osteomalacia ou raquitismo nas crianças. A deficiência de vitamina D pode ser causada pela exposição inadequada a luz  do sol ou pela falta da ingestão de alimentos com vitamina D na dieta.

Benefícios da vitamina D

Os benefícios da vitamina D estão relacionados com a saúde dos ossos e dentes. Além disso, a vitamina D  auxilia no aumento da força muscular, diminui o risco de diabetes tipo 1, melhorar o equilíbrio e  ainda ajudar a emagrecer.

Para o fortalecimento dos ossos a   vitamina D ajuda na absorção do cálcio o que os deixa mais fortes. O cálcio é responsável por fortalecer ossos e dentes.Pessoas que apresentam deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio adquirido na alimentação.

O coração também é beneficiado pela vitamina D, pois ela participa do controle das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo. Além disso, ela permite o relaxamento dos vasos sanguíneo o que influencia na produção do principal hormônio regulador da pressão arterial.

Onde encontrar vitamina D

A vitamina D é encontrada em alimentos de origem animal como os peixes, frutos do mar, os cogumelos, quando expostos à luz ultravioleta, também aumentam a quantidade de vitamina D.

Os alimentos com mais quantidade de vitamina D são:

  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Atum enlatado em água
  • Sardinhas enlatadas em óleo
  • Leite, iogurte e queijos
  • Carne ou fígado de vitela
  • Gema de ovo
  • Alguns cereais enriquecidos

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar