Yoga: Como funciona? Emagrece? Grávidas podem fazer?

yogaUma prática que está ficando cada dia mais conhecida, o Yoga vem conquistando cada vez mais adeptos. Sua filosofia de vida saudável e equilibrada vem conquistando e despertando o interesse de pessoas de diferentes idades. Você ainda não conhece? Ou tem dúvidas sobre a prática? Está no lugar certo!

O que é Yoga?

Diferente do que muita gente pensa, o Yoga não se trata apenas de um exercício com posições aparentemente estranhas. Trata-se da harmonia entre o corpo e a mente.  E essa harmonia é trabalhada através de 3 grupos de técnicas: técnicas de respiração, os movimentos e posições e a meditação.

O Yoga tem como objetivo levar ao bem-estar, promover um autoconhecimento e uma evolução pessoal. Mais do que uma prática, Yoga é uma forma de levar a vida.

Origem

O Yoga se originou na Índia, a milhares de anos atrás. Ele tem como base os princípios físicos e mentais indianos. E devido a sua origem, sua prática tem bastante influência do budismo e do hinduísmo.

Como funciona?

Com objetivo de se atingir o bem-estar, os ensinamentos do Yoga devem ser levados para o dia-a-dia de quem prática.

O principal foco da prática é silenciar a mente. Ou seja, se livrar das pressões, do estresse, dos pensamentos negativos e tudo que pode afetar seu bem-estar físico e mental.

Além de exercitar o corpo, através dos movimentos e posições, o Yoga também trabalha com a respiração e o relaxamento do corpo.

Pilares e vertentes

O Yoga, como um todo, possui alguns pilares vertentes, entre eles estão: Jnana: conhecimento, Karma: ação, Bhakti: devoção, Raja: união, Vidya: sabedoria, Hatha: “equilíbrio”. Cada um desses pilares leva a um estilo de Yoga:

  • Bhakti Yoga: Liga o praticante ao Divino, através de suas técnicas, que eliminam a impaciência, a tensão e o nervosismo.
  • Jnana Yoga: Suas técnicas levam ao autoconhecimento e trazem clareza, discernimento e a intuição.
  • Karma Yoga: Desperta o prazer da execução do trabalho sem esperar nada em troca, desperta o senso das responsabilidades humanas.
  • Raja Yoga: O principal foco é no desenvolvimento da mente do observador, através de práticas de meditação e contemplação.
  • Vidya Yoga: O principal objetivo é a iluminação da consciência, através de técnicas de respiração, posturas, concentração, meditação, entre outras.
  • Hatha Yoga: Seu principal objetivo é a iluminação através de desenvolvimento corporal.

Todos que praticam Yoga tem os objetivos em comum. Porém existem várias formas de se atingir esse objeto, várias vertentes dentro da mesma prática. Cada um com seu foco, mas todas tentando atingir o bem-estar e a evolução.

yoga

 

Para que serve o Yoga?

Seu principal objetivo é o desenvolvimento e a evolução pessoal. Acredita-se que essa evolução se reflita na saúde, no autoconhecimento e que leve a um nível de consciência bastante elevado. As técnicas foram desenvolvidas para aprimorar aspectos como controle mental, equilíbrio emocional e saúde física.

Esses são objetivos principais. Contudo, a práticas acabam trazendo outros benefícios, como:

  • Diminui o stress
  • Previne e combate doenças: Depressão, problemas de ansiedade, insônia, fadiga. Ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.
  • Melhora sua condição física: Melhora o equilíbrio, a flexibilidade e a força.

Quem pode praticar?

Todos podem praticar Yoga. Pessoas com rotina de trabalho intensas, aquelas que praticam esportes, pessoas que levam uma vida sedentária e que buscam qualidade de vida.

O que deve ser levado em consideração é o objetivo do praticante. Seu objetivo e sua saúde é que vão determinar a linha de Yoga que a pessoa deve seguir.

Yoga emagrece?

Muita gente tem dúvida se o Yoga realmente emagrece. E na verdade sim, a prática ajuda na perda de peso. Veja os fatores que contribuem para isso:

  • Ajuda a melhorar problemas de ansiedade. Que muitas vezes tem ligação com o ganho de peso.
  • Melhora do autocontrole. Ajuda a lhe dar melhor com os problemas do dia-a-dia e isso acaba refletindo na balança.
  • As posturas (ou posições) do Yoga estimulam a glândula tireoide, melhorando seu funcionamento e consequentemente seu metabolismo.
  • Seus movimentos e postura queimam calorias.

Yoga para grávidas

yoga

Outra dúvida que surge quando se trata dessa prática é quanto as grávidas. Elas podem ou não praticar? A resposta é sim! E isso ainda traz um monte de benefícios. Porém, é importante dizer que um médico deve ser consultado e que a gestante deve procurar aulas especificas para grávidas. Listamos alguns benefícios:

  • A prática traz para as mamães tranquilidade e bem-estar. A gestante fica mais conectada ao próprio corpo e às mudanças e transformações que ele sofre nessa fase.
  • O Yoga ajuda a diminuir as dores nas costas, comuns nessa fase.
  • Fortalece a musculatura pélvica.
  • Aumenta a flexibilidade do quadril.
  • Ajuda com a ansiedade.
  • Favorece a circulação sanguínea, o que reduz os inchaços, também comuns na gravidez.
  • Alívio da prisão de ventre.

Além desses benefícios, estudos mostram que a prática de Yoga durante a gestão contribuí para: o aumento do peso do bebê, diminui a ocorrência de partos prematuros, previne a má posição do feto.

Restrições

Posições com torções de abdômen e de cabeça para baixo não devem ser feitas durante a gravidez. Também não devem ser feitas as posições que comprimem o abdômen e que restringem a respiração.

E você pratica Yoga? Conte pra gente nos comentários!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar