Beta Alanina

Atletas e fisiculturistas com o objetivo de ter melhor desempenho procuram por vários suplementos que os auxiliem, é o caso da Beta Alanina, aminoácido não essencial, que pode ser encontrado em carnes vermelhas, frango e peixes. Mas quais são os benefícios da beta alanina?

beta alanina

O que Beta Alanina

Beta alanina é um aminoácido não essencial, ou seja, que é produzido pelo organismo, além de ser encontrado em vários grupos alimentares. Ele tem a capacidade de auxiliar na resistência muscular no aumento da força, por isso é muito procurado por atletas.

Como suplemento o beta alanina é responsável pelo aumento dos níveis de carnosina muscular, que tem a função de agir como reservatório muscular e auxiliar na estabilização do PH muscular quando são absorvidos íons de hidrogênios, liberados durante pratica intensa de esforço muscular.

O PH muscular deve estar estabilizado, pois assim os músculos funcionam melhor, porém durantes atividades físicas intensas o PH muscular tende a ficar mais baixo que o nível ideal e isso podem ocasionar queda de rendimento muscular e perda de força pelo atleta. Dai a importância da beta alanina, ao estimular o aumento de carnosina, age evitando que o PH muscular abaixe e assim prolongando o tempo de rendimento ideal do músculo.

O beta alanina sozinho não e capaz de sintetizar em proteína, por isso sua principal função é promover a concentração alta de carnosina.

Benefícios Beta alanina

Com o aumento de carnosina também tem aumenta da força e resistência muscular, aumento da resistência aeróbica, dos músculos e diminuição do tempo de recuperação muscular. Para uma melhor desempenho muitos atletas combinam suplementação de beta alanina com creatina, pois as duas têm efeitos parecidos.

Outros benefícios da suplementação com beta alanina são comprovados como a maior capacidade de realizar exercícios pesados durante mais tempo, pois o beta alanina ajuda no aumento da força e a resistência dos músculos e diminui a fadiga neuro muscular.

O beta alanina não apresenta, até hoje, muitos efeitos colaterais, o mais recorrente é o de formigamento de membros musculares, mas isso acontece quando é ingerida doses altas de beta alanina.

Uma questão recorrente é a de por que não utilizar diretamente o suplemento de carnosina no lugar de beta alanina. A resposta é porque a beta alanina é quebrada pelo corpo e depois transformada em carnosina, assim a ingestão de beta alanina chega a ser superior à ingestão de carnosina direta para o aumento dos níveis de carnosina muscular.

Como usar Beta Alanina?

Beta alanina pode ser encontrada em capsulas ou tabletes em pó em varias lojas especializadas em suplementos esportivos, porém sempre é recomendado procurar um especialista para que ele oriente qual a melhor forma de utilizar o suplemento, além de auxiliar na montagem de uma dieta adequada.

A dosagem pode varia entre 3 e 6 gramas ao longo de todo o dia, inclusive em dias em que não ocorre treino. Muitos atletas preferem usar beta alanina logo após o treino para evitar efeitos de “cansaço” nos músculos.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar