Carvão Ativado: Conheça os usos e benefícios desse produto!

carvão ativadoQuando se fala em carvão, você pensa longo em churrasco, certo? Mas o carvão saiu da churrasqueira e tem conquistado o mundo de outras formas, ele virou esfoliante, sabonete e até maquiagem. Sim, acredite, o carvão tem muitas utilidades além de assar carne. Mas não estamos falando do carvão comum, nossa pauta de hoje é o carvão ativado.

No artigo de hoje, você irá descobrir tudo sobre o carvão ativado, essa nova tendência usada como desintoxicante e todos os seus benefícios para a saúde.

Para que serve?

Você já ouviu falar em carvão ativado? Ele realmente possui efeito Detox no organismo? Pode tomar por conta própria sem riscos? Bom, se você está com todas essas perguntas na cabeça, você chegou ao lugar certo.

Esse tipo de carvão, assim como o carvão de churrasqueira, são ambos carvões vegetais. A grande diferença entre eles é a matéria prima e o tamanho da partícula. O carvão ativado é feito com a queima da cortiça, lascas de madeira, e por isso é poroso e apresenta sua forma em pó.

Ele é uma forma de carbono puro, tem sido muito utilizado por seus poderes de remover impurezas do organismo, diversos tipos de gazes e líquidos. A remoção pelo carvão ativado acontece por meio de seus poros, que absorvem as impurezas.

Por possuir propriedades fitoterápicas, o carvão ativado também é utilizado em caso de intoxicação e envenenamento. Ele age ligando-se a substância tóxica e impede que aja absorção pelo organismo.

Como citamos, o carvão ativado é feito a partir da queima de certas madeiras, com a temperatura controlada, e sem seguida, tratado com oxigênio. Isso faz com que os poros entre os carbonos se abram e ele se torne uma espécie absorvente. Olhando por um microscópio, o carvão ativado é como uma esponja, e tem o mesmo poder de absorção.

Quais são os benefícios?

Seja para a indústria ou para a saúde humana, o carvão ativado possui diversos benefícios. Devido ao seu poder de absorção, ele é utilizado para remover impurezas da água e com um fator interessante, ele não absorve a água em si. Isso acontece porque a composição química do carvão faz com que ele tenha poder de absorção apenas sobre componentes oleosos.

Outro grande benefício do carvão para saúde humana é o seu poder fitoterápico, absorvendo substâncias tóxicas do sistema digestivo, pode ser usado em casos de intoxicação alimentar ou por medicamentos. Ele age eliminando gazes e controlando o sistema digestivo no geral.

Ele também é usado para combater o mal hálito, e como Detox, já que ele tem o poder de eliminar sustâncias toxicas do organismo. Muitas pessoas têm substituído o suco verde Detox, pelo carvão ativado em forma de pílulas, esperando os efeitos de desintoxicação e rejuvenescimento.

Porém, esses efeitos não são comprovados cientificamente e segundo alguns especialistas, a ingestão diária de carvão ativado pode trazer alguns ricos para à saúde, uma vez que ele absorve componentes, ele também pode absorver alguns nutrientes essenciais do organismo.

Além de não fazer o efeito Detox esperado, ele pode causar prejuízos nutricional. Se a pessoa estiver fazendo uso de remédios, ele também pode anular o efeito.

Pode usar nos dentes

Essa é novidade que tem deixado muitas pessoas com uma pulga atrás da orelha, o carvão ativado realmente clareia os dentes? A resposta é sim, devido sua capacidade de absorção, o carvão ativado possui efeito clareador nos dentes, absorvendo as manchas.

Porém, alguns dentistas não recomendam o uso para tal finalidade. Afinal, o carvão ativado é usado na medicina como desintoxicante e não como creme dental. Como o carvão ativado é duro, formado por micro pedras de carbono, ele pode danificar o esmalte dos dentes. O esmalte é o tecido mais rígido do corpo humano, mas não é invencível, o carvão pode danificar o esmalte com prejuízos irreparáveis.

carvão ativadoComprimidos de carvão ativado, como tomar?

O carvão ativado é encontrado em formula de cápsulas ou comprimidos. Os comprimidos de carvão ativados são sólidos e pretos, facilmente encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais.

A maneira correta de tomar os comprimidos consiste na ingestão de 1 a 2 comprimidos, 3 vezes ao dia. Lembrando que a dose diária máxima permitida para adultos é de 6 comprimidos.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar