Caseína

O leite possui várias proteínas benéficas ao corpo humano, mas uma em especial é encontrada em 80% do leite e ainda é capaz de auxiliar na diminuição da perda de massa muscular, essa proteína é conhecida como Caseína. Saiba quais são os benefícios e como essa proteína deve ser ingerida.

O que é Caseína?

A caseína é uma das proteínas dominantes no leite de mamíferos. Ela compõe cerca de 80% do total do leite de vaca, e entre 20 a 45% no leite humano. A caseína presente no leite é conhecida como proteína isolada do leite. Existe também a caseína miscelar e caseinato de cálcio.

Os vários tipos de caseína são alfa (s1), alfa (s2), beta e Kapa, que associadas formam estruturas chamadas de miscelas. Em muitos produtos é descrita como caseína miscelar devido essas associações.

A proteína caseína é rica em aminoácidos que o nosso organismo não é capaz de produzir, e por isso deve ser adquirido por meio da alimentação ou suplementação, esses aminoácidos são chamados essenciais.

Por ter lenta absorção a caseína é utilizada por quem quer auxilio no ganho de massa magra e diminuição na perda de músculos.

caseína

Onde comprar a Caseína?

Atualmente fazemos a indicação da loja Netshoes para sua compra, sempre vemos diversos suplementos com ótimos preços lá!

netshoes - comprar creatina

Como usar caseína?

A caseína miscelar é a forma pura, composta apenas pela proteína caseína, e considerada a de melhor qualidade. Ela é uma proteína que tem funções parecidas com o whey protein, por isso é muito utilizada como suplementação em dietas de atletas.

Com uma absorção mais lenta ela auxilia na prevenção de massa muscular além de contribuir com os aminoácidos que o corpo precisa, mas não produz. A caseína também tem a função de causar saciedade por mais tempo que outros suplementos, pois ela forma um gel no intestino que vai liberando os nutrientes aos poucos na corrente sanguínea.

A quantidade adequada de caseína deve ser recomendada por um profissional, pois existem variações de acordo com o tipo físico e dieta de cada pessoa. A melhor forma de toma-la é com leite desnatado ou água, e a melhor hora para ingeri-la é no período noturno, devido ela ser absorvida mais lentamente e provocar o processo de catabolismo (quando ficamos muito tempo sem nos alimentar o corpo busca energia nas proteínas presentes no corpo). Ao tomar a caseína a noite, quando o catabolismo acontece mais frequentemente, a pessoa fica alimentada mesmo enquanto dorme e o corpo produzirá energia a partir da proteína caseína.

Benefícios da caseína

Entre os principais benefícios da caseína se tem a saciedade, ao ingerir a caseína a pessoa se sente saciado por mais tempo o que contribui para a perda de gorduras. Outros benefícios são a ingestão de aminoácidos essenciais no corpo, as altas concentrações de amino auxiliam em dietas e na prática de exercícios físicos. A caseína provoca maior disposição devido a presença de tirosina e relaxamento devido ao triptofano.

Efeitos colaterais

Ainda não existem muitos estudos que comprovem os efeitos colaterais apresentados por quem toma a caseína, mas usada em excesso pode provocar problemas renais e inflamações no organismo. Pessoas intolerantes à lactose não devem ingeri-la, por ela ser extraída do leite.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar