A L-Carnitina é mais uma das substâncias usada por atletas para melhorar o seu rendimento nos treinos, já que age como estimulante. Ela é uma substância produzida pelo fígado e rins, e se armazena nos músculos e na sua forma sintetizada, a L-Carnitina é encontrada na forma de comprido, cápsulas ou líquido.
Apesar do uso da L-Carnitina por atletas, fisiculturistas e pessoas interessadas em perder peso, os estudos sobre o suplemento não são conclusivos, e muitas vezes contraditórios, já que algumas pesquisas comprovam os benefícios da L-Carnitina para o corpo, enquanto outros se abstem. Porém, resultados positivos são observados com o uso da da substância, sobretudo se associado à exercícios físicos.
Saiba a seguir como ela age, sua ação emagrecedora, benefícios e como tomar.
Como age
A L-Carnitina age nos depósitos de gordura no corpo, transportando a gordura das células para se transformarem em fonte de energia. A L-Carnitina pode funcionar, inclusive, como forma de prevenir o depósito de gorduras. Esse processo se chama oxidação lipídica, e acontece, principalmente durante a prática de exercícios físicos. Essa substância é adquirida naturalmente em uma dieta equilibrada, principalmente com o consumo de proteínas, por isso, vegetarianos geralmente recorrem à suplementação.
É importante deixar claro que a L-Carnitina age com a prática de exercícios físicos, por isso, seu uso deve ser combinado a uma rotina de atividades regular.
Emagrecimento
Como já dissemos, a L- Carnitina é geralmente utilizada em processos de emagrecimento, com a função de suplementação alimentar. Sua ação é no aumento das funções metabólicas, já que ela aumenta a capacidade física, proporcionando treinos mais eficientes e um maior gasto calórico.
Benefícios da L-Carnitina
- Aumento da capacidade física
- Aceleração do metabolismo
- Emagrecimento
- Ganho de músculos
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Baixa do colesterol
- Maior rapidez na recuperação muscular
- Melhora dos níveis intelectuais
Como tomar
A recomendação é que o uso da L-Carnitina seja acompanhado por um profissional, como nutricionista ou médico, para que ele indique as melhores dosagens. Porém, de forma geral, devem ser ingeridas entre 500mg e 2g por dia, sendo que o melhor horário é pela manhã, ou antes dos treinos. Não é recomendado o uso de mais de 3g por dia. O seu consumo pela noite pode interferir no sono, já que ele é uma fonte de energia.
O uso da L-Carnitina não é feito através de ciclos, por isso ele pode ser usado de maneira constante, ou de acordo com a recomendação profissional. Ela também não possui contra-indicações, mas a recomendação é que, no caso de doenças graves, o consumo do suplemento seja supervisionado por um médico.
Onde comprar
Atualmente o mercado possui uma série de fabricantes da L-Carnitina, inclusive com vendas online. A nossa dica é que você se certifique está adquirindo um produto em uma loja de confiança, afim de evitar falsificações que podem colocar sua saúde em risco.