Melatonina – O segredo para o sono perfeito?

A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso próprio corpo. Responsável pela indução do sono, ou seja, ele faz com que você sinta vontade de dormir, especialmente se você tiver em um lugar escuro e relaxado. Ele atua especialmente no ciclo do sono.

Nesse texto você vai saber mais sobre a Melatonina. Seus benefícios, se faz mal a saúde, se emagrece e tantas outras informações. Então não deixe de ler esse post. Vamos lá?

O que é melatonina?

A melatonina, ou  N-acetil-5-metoxitriptamina, é um hormônio que faz parte da forma como o organismo organiza suas funções enquanto estamos acordados ou dormindo.

Ela atua principalmente no ciclo do nosso sono e começa a ser produzida em uma glândula chamada pineal, que nos seres  humanos está localizada bem na região central do cérebro.

Assim que escurece, ocorre a produção da melatonina, para que o corpo se prepara para dormir, essa é a fase ela atinge o nível máximo em nosso organismo.Quando nasce o sol, e a claridade começa, a glândula diminui a produção de melatonina, fazendo com que a gente saiba que já é hora de acordar.

 Pra que serve?

A principal função da melatonina no nosso organismo é regular os ciclos de noite e dia,ou seja, atua na regulação do organismo ao longo do dia.

Com a televisão, computadores e o uso constante do celular, algumas pessoas podem ter uma produção irregular ou até menor da melatonina, justamente por conta desses estímulos de luz.

Abaixo listamos alguns fatores que influenciam na produção de melatonina:

  • Idade
  • Exposição a luz
  • Alguns medicamentos
  • Cegueira
  • Carência nutricional
  • Estresse
  • Processo de envelhecimento

Diversos estudos sugerem que uma pequena suplementação com a melatonina pode te ajudar a melhorar a qualidade do sono e a adaptação ao “jet-lag” o famoso efeito de perda de sono a uma mudança de fuso horário.

O seu uso ideal não é para tratamento de insônia, e sim ajudar a quem dorme em horários atrapalhados e não dorme direito, podendo assim ajudar a intensificar o sono e o descanso por ele proporcionado.

Ela também é utilizada para pessoas que gostariam de perder peso e ganhar massa magra, já que estes dois fenômenos estão fortemente ligados ao sono de qualidade.

Alguns estudos indicam outros benefícios da melatonina, até mesmo para ajudar na queda de cabelo e hipertensão, mas ainda são estudos iniciais.

Outra informação importante sobre esse hormônio, é que sua produção é maior durante os meses de invernos por se tratar de um período, os quais as noites são mais longas. Sua síntese é bastante evidente durante a infância e diminui à medida que envelhecemos.

melatonina

Benefícios da melatonina

Segundo alguns estudos e ouros ainda sendo analisados, listamos abaixo alguns dos benefícios da melatonina para o nosso organismo:

  • Combate a enxaqueca
  • Ajuda npo tratamento de síndrome dos ovários polistictos 
  • Amenizar cólicas em bebês
  • Ajuda no tratamento da calvície e queda de cabelo
  • Trata distúrbios de sono
  • Pode auxiliar no tratamento da doença de Parkinson 
  • Ajuda emagrecer
  • Um bom pré- treino
  • Melhora a qualidade e a duração do sono
  • Pode retardar a evolução da doença de Alzheimer 
  • Reduz a hipertensão
  • Controla nosso relógio biológico
  • Estimula sistema imunológico
  • Protege sistema nervoso
  • Incentiva positivamente os sistemas reprodutores, cardiovasculares e neurológicos
  • É um antioxidante

Ajuda a emagrecer?

Há muito a ser investigado sobre esse assunto, não tem como afirmar, até porque são vários os fatores que influenciam o emagrecimento, no entanto, já foi realizado um estudo publicado pelo Journal of Pineal Research, o qual, ratos foram submetidos a doses diárias de melatonina.

Ao final do estudo pode ser comprovado a conversão de gordura branca para gordura marrom.

É fato que o processo de emagrecimento requer uma boa noite de sono, ou seja, aqueles que dormem mal, tendem a acumular mais gordura, e assim ganhar mais peso.

melatonina

Portanto é importante levar em consideração que para emagrecer é necessário estimular a produção endógena da melatonina. Mas Como? Principalmente evitando ambientes iluminados durante a noite, dormir com a televisão ligada, e outras fontes desnecessárias de luz quando tudo deve estar escuro e relaxado.

Outra dica é inserir alimentos que estimulem a produção da melatonina, como nozes, tomates e cerejas.

A redução na produção da melatonina, durante nosso envelhecimento,nos turnos de trabalho noturnos ou ainda ambientes iluminados durante a noite, induzem a intolerância à glicose, distúrbios do sono e desorganização do metabolismo, caracterizando um estado que  pode levar à obesidade.

Suplementação de melatonina

A melatonina é bastante consumida por fisiculturistas e pessoas ligadas ao fitness, pois essas pessoas costumam fazer bastante ingestão de estimulantes, como a cafeina, que pode causar a insônia.

Sabemos que a prática intensa de exercícios físicos provoca um estresse oxidativo e por conta disso, muitos estudos já indicam o consumo de antioxidantes antes dos treinos para um melhor desempenho, assim como a recuperação do corpo após as atividades.

Vários estudos feitos para saber a eficácia dos efeitos da suplementação de melatonina revelaram que esse tipo de suplementação diminuiu o estresse oxidativo provocado pelos exercícios e estimulou o metabolismo das gorduras. Assim como, apontou auxiliar no desenvolvimento muscular.

melatonina

Como tomar?

As doses de melatonina podem ser realizadas pelas vias endovenosa, intramuscular, nasal, ou oral. A dose diária recomendada é de 3mg.

Posso tomar de dia?

O ideal é você tomar o suplemento de melatonina de noite, para que os efeitos não sejam adversos e não causem nenhum problema.

Tem contra indicação?

Fabricada pelo seu próprio corpo, a melatonina não é considerada um remédio, portanto a princípio ela não teria contra-indicações. No entanto, é essencial consultar um profissional da área da saúde, antes de iniciar o tratamento com qualquer tipo de suplemento, pois existem algumas restrições quanto o seu consumo em alguns casos específicos.

Lembrando que grávidas, crianças, pessoas com histórico de infarto, possuem problemas mentais, doenças auto-imunológicas, ou que fazem o uso contínuo de algum medicamento, fazem parte do grupo de risco. Então, atente-se!

Causa dependência?

Ao contrário de soníferos, a melatonina não causa dependências e nem cria hábitos.

Sua venda é liberada no Brasil?

Sua ação de indução do sono fizeram com que as industrias farmacêuticas, lançassem no mercado suplementos a base desse hormônio. No entanto, ela é inda proibida no Brasil, sendo legal e muito acessível em vários países.

A melatonina em forma de suplemento pode ser encontrada em diversas concentrações de, 1mg a 10mg.

A  venda da melatonina não é liberada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Porém entanto, como já mencionado, você pode encontrá-la a venda em países como EUA e Europa. Então ela pode ser importada se você tiver uma receita médica.

Além disso, o produto tópico feito em farmácias de manipulação já foi liberado para comercialização com receita médica.

Melatonina para o tratamento de insônia

É fato que o consumo de melatonina estimula o sono. Isso acontece, pois a mesma reduz a temperatura do nosso corpo, induzindo ao sono.

Estudos mostram que o consumo de melatonina em doses adequadas proporciona um sensação de sono gradual, natural e fisiológico, assim como uma noite de sono maior e com mais qualidade, causando uma leve sensação de anestesia e uma leve sedação.

O seu uso deve ser feito sempre uma hora ou 30 minutos antes do horário do qual pretende dormir. Mas lembrando, é sempre importante evitar os estímulos para ter um sono melhor e saudável, evitando assim ficar no computador  deitado na cama, ou dormir com a televisão ligada.

Um bom sono não ajuda somente quem está querendo emagrecer ou ganhar massa muscular, mas também é importante para nosso humor, aprendizado, e muito mais.

Para a compra da melatonina, nós indicamos o site: EuroClinix o preço é bem barato e bastante acessível. Lá você encontra o Circadin (Melatonina) um medicamento de prescrição, que em contato com nosso organismo ajuda a melhorar seu sono, aliviando e prevenindo os sintomas do jet lag.

euroclinix botão de compra

botão euroclinix

O Circadin possui como princípio ativo a melatonina, ajudando assim o corpo a adaptar-se às alterações inesperadas do sono, reduzindo os sintomas como a desorientação, sonolência, o mal-estar, mau humor e irritabilidade.

Para realizar a compra desse medicamento você precisa de uma receita médica, e a EuroClinix é a única farmácia que emite uma receita online, totalmente sem custos, a partir de uma consulta online com um dos médicos parceiros.

A compra é totalmente segura, sigilosa, com preços que cabem no seu bolso, ótimas formas de pagamento, e claro rapidez na entrega. Você logo poderá aproveitar os benefícios desse produto, sem sair de casa.

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR SEU CIRCADIN  E MELHORAR SEU SONO!

melatonina

Efeitos colaterais da Melatonina

Apesar de não ser muito comum a melatonina tem alguns efeitos colaterais, que vão sumir quando você parar de tomar, são eles:

  1. Sonôlencia diurna
  2. Temperatura do corpo mais baixa
  3. Sonhos intensos e vividos
  4. Sensações depressivas
  5. Irritabilidade
  6. Dor no estômago
  7. Tonturas
  8. Dores de cabeça
  9. Pequenas alterações na pressão sanguínea

Também não é recomendado dirigir ou operar maquinários sobre o efeito da melatonina, portanto tome muito cuidado quando você tomar ela e não for dormir.

Vital Caps– Alternativa natural!melatonina

Além da melatonina, existem no mercado alguns suplementos poderosos naturais, que auxiliam na melhora do ciclo do sono, proporcionando um sono de mais qualidade. É o caso do Vital Caps. Um suplemento poderoso que está fazendo sucesso no Brasil.

Onde comprar?

Você pode comprar o Vital Caps, unicamente pela internet. Isso mesmo, ele é vendido apenas pelo site oficial. Apenas no site oficial, você adquire um produto de qualidade, com garantia especial, descontos e promoções com preços que cabem no seu bolso, assim como facilidades na hora do pagamento.

Não perca tempo, transforme as suas noites de sono com Vital Caps! Clique no botão abaixo para acessar o site rapidamente e na comodidade da sua casa:melatonina

O que é? Como funciona?

O vital Caps é um suplemento 100% natural, desenvolvido com uma fórmula avançada, que atua como calmante natural, melhorando o tempo e qualidade do sono, diminuindo a estresse e ansiedade, verdadeiros causadores da insônia.

Benefícios Vital Caps

  • Reduzir a ansiedade;
  • Controlar as sensações da depressão;
  • Regular seus ciclos de sono, melhorando a qualidade;
  • Aliviar o Estresse;
  • Diminuir a irritabilidade;
  • Melhorar a concentração;
  • Melhora as atividades mentais.

Leia mais conteúdo no texto sobre Como parar de roncar!

E ai gostou do assunto? Como anda seu sono? Deixe seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar