Óleo de Cártamo

O que é?

O óleo de Cártamo é extraído da semente de uma espécie de planta conhecida como Açafrão-Bastardo, Cártamo ou Açafroa; cujo plantio é mais frequentemente encontrado no hemisfério norte. A safra sempre foi cultivada pelas sementes, mas antes elas eram predominantemente usadas para coloração e aromatização de alimentos e medicamentos. Elas estão presentes na produção de corantes amarelo e vermelho, mas nos últimos cinquenta anos a planta tem sido cultivada para a extração do óleo de suas sementes.

O nome açafrão-bastardo vem do fato das flores do cártamo serem usadas frequentemente como alternativa mais barata que o açafrão, por isso o nome. As sementes são usadas para alimentar pássaros ao ar livre, já que esquilos não gostam de seu sabor e por isso não as comem primeiro.

oleo-cartamo

Onde comprar óleo de cártamo?

Atualmente uma das melhores lojas do Brasil para se comprar óleo de cártamo é a Natue, lá você vai encontrar várias marcas.

botão natue

Pra que serve?

Insípido e incolor, bastante semelhante ao óleo de girassol nutricionalmente, o óleo de cártamo é utilizado como óleo de cozinha, em saladas e para a produção de margarina. Também pode ser usado como suplemento nutricional, em forma de cápsulas.

Quais seus benefícios?

O óleo de cártamo é rico em Ômegas 6 e 9 que não são produzidas pelo corpo e são ácidos graxos essenciais. No caso da ômega 6, o óleo de cártamo supre 70% de sua necessidade diária, e seu consumo auxilia na cicatrização, evita queda de imunidade, atenuando a queda de cabelo e aumentamdo a queima de gordura corpora. Já sobre a ômega 9, o alimento é composto por 30% dela, e ela ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, derrames, e tem ação anti-inflamatória, ajudando a aumentar os níveis do colesterol bom. O óleo também  possui grande quantidade de vitamina E, um antioxidante natural. Essa vitamina age contra os radicais livres que nosso corpo libera, responsáveis por envelhecimento celular e aparecimento de cânceres.

O óleo de cártamo está associado à redução de peso corporal e aumento do metabolismo. Isso acontece pois o óleo de cártamo inibe algumas enzimas que são responsáveis pelo estocamento de gordura e estimula outras que a queimam. Ele também aumenta a sensação de saciedade, e com o metabolismo trabalhando mais rápido, a gordura localizada vai embora. Para praticantes de atividades físicas, o uso do óleo de cártamo é potencializado – a perda de gordura aumenta ainda mais, junto como o ganho de massa muscular e definição dos músculos.

Como é consumido?

O óleo pode ser usado junto ao azeite como tempero de saladas. Seu uso com alimentos frios preserva todas as suas propriedades, e embora perca algumas quando é aquecido, também pode substituir o óleo de soja em frituras. Ele pode ser consumido na forma de óleo mesmo ou em cápsulas.

Existem contra-indicações?

Não deve ser ingerido por pessoas com alergias a ovos ou óleo de soja, portadores de doenças renais ou grávidas e lactantes. O excesso de ômega 6 não é aconselhado para diabéticos.

E efeitos colaterais?

Nem todos se dão bem com o uso de suplementos, por isso alguns efeitos leves apresentados podem ser dor de cabeça, náuseas e suor. O uso do óleo de cártamo deve ser orientado por um nutricionista.

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar