Ômega 3

Quem busca por uma alimentação equilibrada deve sempre tentar ingerir uma boa quantidade de nutrientes para que o organismo se mantenha em bom funcionamento. E um dos que não podem faltar é o ômega 3. Nesse artigo entenderemos um pouco sobre ele.

O que é o ômega 3?

Sendo uma família de ácidos graxos, o ômega 3 é uma gordura poli-insaturada que ajuda no combate à depressão, obesidade e diabetes. Além disso, melhora a saúde cerebral e cardiovascular, entre diversos outros benefícios.

Ele é um nutriente que o organismo não consegue produzir, portanto é importante se alimentar de algumas das fontes de ômega 3. Falaremos mais sobre elas abaixo, mas as mais famosas são os animais marinhos e alimentos de origem vegetal como a linhaça e a chia.

Não existe um consenso sobre a quantidade diária que deve ser ingerida. Segundo a Sociedade Americana do Coração, quatro gramas por dia é um bom valor, no entanto, para outros estudos essa é uma quantidade que pode levar a problemas médicos.

Os riscos do consumo excessivo de ômega 3 variam. Podem ocorrer inflamações, hemorragias, problemas cerebrais etc. Em gestantes, por exemplo, o feto pode ter uma resposta neurológica anormal. Portanto, em geral é defendido o consumo de até um grama por dia.

omega 3

Benefícios do ômega 3

Dentre os vários benefícios do nutriente, três podem ser destacados: a diminuição do colesterol, o combate à depressão e melhoria da saúde cardíaca. Vejamos um pouco mais sobre eles.

  • Ômega 3 diminui o colesterol

Quando ingerido, é modificada a composição química sanguínea. Com isso, níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL) são diminuídos, assim como os de colesterol bom (HDL) são aumentados. Em contrapartida, o excesso pode entupir as artérias causando problemas cardiovasculares.

  • Ômega 3 combate a depressão

A diminuição nas funções neurotransmissoras e receptoras do cérebro pode estar ligada a uma baixa ingestão de ômega 3. Quando o nutriente é consumido, a produção de dopamina, serotonina e noradrenalina é aumentada causando melhoria no humor e bem estar.

  • Ômega 3 é bom para o coração

Benefícios ao sistema cardiovascular são proporcionados de duas maneiras. A primeira dela é evitando arritmias cardíacas, o que oferece uma estabilidade para os impulsos elétricos do coração.

A outra maneira é diminuindo as atividades das plaquetas. Assim, coágulos que poderiam levar a um infarto ou derrame são evitados. A redução dos níveis de triglicerídeos também é um fator que ajuda o coração.

Fontes de ômega 3

Como dito anteriormente, as principais fontes de ômega 3 são peixes. Isso acontece porque devido ao seu habitat natural ser muito frio, a tendência é de precisarem ter um certo acúmulo de gorduras.

Dentre eles, em 100 gramas de peixe, o que carrega maior quantidade do nutriente é o Arenque. Ele pode ter de 1 a 3 gramas por porção e vem seguido pelo sardinha, com 1,5 a 2,5 gramas por porção.

Falamos também de alguns alimentos de origem vegetal ricos em ômega 3. Dez gramas de linhaça, por exemplo, contém 0,5 gramas do nutriente, assim como a chia também o possui em bastante quantidade.

O ômega 3 pode ser encontrado também no óleo de peixe, para compra-lo você encontra em drogarias e lojas de produtos naturais como a Drogaria Onofre e a Natue.

botão natue

botao-onofre-drogaria



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar