Por dentro da Proteína Whey

Whey protein ou proteína do soro do leite é uma mistura de proteínas globulares isoladas obtidas durante o processo de produção do queijo através do leite de vaca. Comumente comercializado e consumido em forma de suplemento alimentar.

Inúmeros estudos tentam comprovar os benefícios da proteína whey para a saúde e, constantemente, somos bombardeados com informações indicando novos caminhos para estes estudos como, por exemplo, a comprovação da sua fonte de aminoácidos ter um consequente papel na redução de doenças cardíacas e diabetes. Deixamos aqui o nosso alerta para que não acredite em tudo que ler a respeito desta proteína, busque sempre se informar adequadamente a respeito.

Dentre as evidências mais aceitas na comunidade científica estão as de que a proteína do soro do leite está associada a uma maior síntese proteica muscular (fundamental para ganho de massa magra), perda de peso, perda de gordura e uma menor vida da insulina plasmática e dos triglicerídeos. Atualmente, encontramos a proteína do soro do leite comercializadas em três formas básicas: Concentrados (WPC), isolado (WPI) e hidrolisado (WPH)

Proteína Whey Concentrada

Com concentração de cerca de 29 a 89% de proteína por volume, esta forma de consumo da proteína whey é a mais barata que se encontra no mercado. Apesar de reduzidos em gordura e colesterol, ainda apresentam um maior número de compostos bioativos e hidratos de carbono.

Proteína Whey Isolada

Seu processo de produção é um pouco mais elaborado que o da proteína whey concentrada, apresentando mais filtragem no processo, acabam por gerar um resultado com maior quantidade de proteína por volume (90% ou mais de concentração de proteína por volume).

Proteína Whey Hidrolisada

As proteínas do soro de leite hidrolisadas são as opções mais caras disponíveis no mercado. Porém, com maiores benefícios, como a redução de fatores alergênicos presentes na proteína, resultante deste tipo de produção. Isto ocorre pois em seu modelo de produção, além das minunciosas filtragens, a proteína extraída é pré-digerida em um processo químico além de serem hidrolisadas. Estes procedimentos tornam seu resultado mais fácil para a digestão.

Benefícios do Whey Protein para praticantes de atividades físicas

Como dito acima, a comprovada associação desta proteína com uma maior capacidade de síntese proteica muscular, juntamente ao fato de se tratar de um alimento de alta absorção, torna a proteína whey um forte aliado à praticantes de atividades físicas, principalmente aqueles que buscam a hipertrofia através da musculação.

Por isso, profissionais indicam o uso controlado deste suplemento à base da proteína do soro do leite logo após o treino e, em alguns casos, antes da prática também.

 

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar