Suplementos a base de cafeína: Como eles funcionam? Informações aqui!

café verde

A cafeína é uma substância encontrada não apenas no café, como também no chá verde, no refrigerante à base de cola, no mate, no guaraná e no chocolate, por exemplo. Por conta dos diversos benefícios que ela pode oferecer, também é encontrada em forma de suplemento alimentar. Essa opção foi liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde maio de 2010. Considerada a droga psicoativa mais consumida no mundo, a cafeína age direto no sistema nervoso central e tem várias funções importantes no organismo. Nesse artigo vamos falar sobre os principais suplementos a base de cafeína e como você pode usar essa substância no dia-a-dia, contar para que ela serve e os seus benefícios, assim como as reações que ela pode causar.

Para que serve?

Os suplementos a base de cafeína serve como um estimulante. É usado por pessoas que precisam de energia extra, concentração e disposição física ou mental para a prática de exercícios ou para estudar para uma prova difícil, por exemplo.

Ele também aumenta o desempenho físico e a analgesia, diminuindo a sensação de dor. Isso faz com que as pessoas consigam fazer exercícios mais intensos e extenuantes por mais tempo. Por conta disso, grande parte dos suplementos usados para aumentar a lipólise (termogênicos) e para dar mais disposição durante o treino são feitos à base de cafeína.

O suplemento a base de cafeína (ou a cafeína em outros estados) também ajuda a diminuir a fadiga mental e física e a melhorar o estado de alerta.

Suplementos a base de cafeína

Suplementos a base de cafeína emagrece?

Sim. O efeito emagrecedor do suplemento a base de cafeína está associado à liberação da adrenalina, que é um hormônio catabólico. A cafeína age direto na célula adiposa e ajuda na lipólise, eliminando a gordura mais facilmente.

A cafeína está presente na maioria dos suplementos termogênicos, que inibem o apetite, aceleram o metabolismo e ajudam no processo de perda de peso e queima de calorias.

Outro fator que faz o suplemento a base de cafeína emagrecer é a sua ação diurética. Além disso, a cafeína também acelera o sistema basal, aumentando a produção de suco gástrico e facilitando a digestão.

Fazem mal?

Toda substância (mesmo natural, como a cafeína) em excesso pode fazer mal. A tolerância à cafeína varia de pessoa pra pessoa. Em geral, a dose diária máxima recomendada é de 400 ml, que corresponde a 12 cafezinhos ou 6 latas de energético, por exemplo.

O uso excessivo de cafeína pode ocasionar reações adversas como:

  • nervosismo
  • insônia
  • aumento da freqüência cardíaca
  • palpitações
  • gastrite

Então, quando consumir suplementos à base de cafeína, é preciso ficar atento à dosagem indicada na embalagem, para evitar uma superdosagem.

Cafeína e Guaraná?

Como dissemos no começo desse artigo, a cafeína também é encontrada no guaraná. Na verdade em doses ainda maiores que no próprio café. Por isso, alguns suplementos misturam a cafeína e o guaraná para potencializar a ação estimulante e dar mais força, resistência e energia aos seus usuários.

Essa mistura também é usada em muitos suplementos termogênicos, que, como dissemos anteriormente, ajudam no emagrecimento e na queima de gordura. Só não vale esquecer dos riscos da superdosagem e ficar de olho na quantidade de cafeína que cada dosagem tem.

Você também pode encontrar alguns suplementos a base de cafeína em lojas de produtos naturais e suplementos esportivos onde o princípio ativo é o guaraná, o que deixa o produto mais barato (mesmo que o guaraná seja a substância mais potente quando o assunto é cafeína).

Suplementos a base de cafeína

Cafeína e taurina?

Apesar de a taurina ser um aminoácido produzido naturalmente pelo organismo, existem suplementos para casos onde a quantidade é insuficiente, ou para ajudar na performance física, já que ela ajuda a evitar o catabolismo.

A taurina é uma substância muito encontrada em bebidas energéticas como o Red Bull, e em suplementos para o emagrecimento, combinada com a cafeína.

Cafeína probiótica

Os probióticos mais conhecidos são os iogurtes.Mas existem outros alimentos que também tem essas “bactérias do bem”, que ajudam a melhorar as funções intestinais e protegem o sistema imunológico.

O suplemento a base de cafeína probiótica produz uma reação química no organismo chamada de termogênese. Essa ação queima a gordura mesmo sem a prática de exercícios físicos (ou potencializa a ação, quando combinado com a prática de atividade regular). Essa opção é mais potente que o suplemento a base de cafeína normal.

Taurus Rage

O Tauros Rage é um suplemento pré-treino a base de cafeína que vem ganhando cada vez mais usuários. Ele traz todos os benefícios da cafeína, dando mais energia, força e concentração nos treinos. Dessa forma seus treinos ficam mais intensos, seu cansaço diminui e seus treinos rendem mais.

taurus rage

Tomando o Taurus Rage você conseguira levantar mais peso, fazer mais repetições e conseguirá manter o pique por mais tempo. Além dos demais benefícios da cafeína, como acelerar o metabolismo e queimar gordura corporal de forma mais eficaz. Tudo isso irá contribuir para que você ganha massa magra mais rapidamente e alcance a definição que deseja.

Pra saber mais sobre este suplemento, ou realizar sua compra, clique no botão abaixo. Você será redirecionado para o Site Oficial do produto.

Gostou das nossas dicas sobre suplementos a base de cafeína? Deixe seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar