Suplementos dietéticos vs. Auxiliadores ergogênicos

Sabemos que a complementação alimentar é amplamente realizada por praticantes de atividades físicas, principalmente por fisiculturistas e atletas de alta performance em geral. Esta suplementação alimentar é, em alguns casos, fundamental para a manutenção da dieta destes atletas, por ser uma maneira prática de fornecer os nutrientes que não podem ser consumidos em quantidades adequadas em uma dieta padrão, tais como, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos.

Para quem pretende iniciar uma dieta com previsão de suplementação, é fundamental conhecer um pouco mais sobre o assunto para entender em qual momento esta será necessária e realmente efetiva em seu caso.

Os estudos realizados na área, atualmente dividem a suplementação em duas maneiras amplas: Suplementos dietéticos e auxiliadores ergogênicos. Para te ajudar a compreender estes terrenos, explicamos um pouco mais sobre o que se trata cada um desses casos.

Suplementos dietéticos

suplementos-dieteticos

Os suplementos dietéticos são mais comuns de serem encontrados em dietas e, em alguns casos, são considerados a forma mais saudável de manter uma suplementação nutricional. Em resumo, suplementos dietéticos fornecem ganho de energia e reposição nutricional exigida após a prática de atividades físicas.

Dentre as opções de suplementos dietéticos encontram-se:

– Bebidas esportivas, com CHO e eletrólitos;

– Os suplementos com alto teor de CHO como os géis de CHO;

– Multivitamínicos e vitamínicos;

– Suplementos minerais;

– Refeições líquidas;

– E os suplementos à base de cálcio.

Este tipo de suplementação é reconhecido como uma forma de complementação que não promove o aumento do desempenho de um atleta. No entanto, alguns estudos afirmam o contrário, por considerar este ganho um alvo consequente da melhora nutricional. Afinal, atletas não ficam melhores com uma suplementação dietética, mas ganham mais tempo em prática da sua atividade, o que consequentemente melhora a sua performance.

Suplementos auxiliadores ergogênicos
auxiliadores-ergogenicos Já a suplementação auxiliadora ergogênica engloba todos os demais tipos de suplementação, sendo considerada capaz de aumentar a performance de um atleta. Isto porque este tipo de suplementação fornece substâncias que, fisiologicamente, não fariam parte da demanda nutricional. O que poderia ser entendido como uma forma de não apenas manter o atleta em atividade por mais tempo, mas também de torná-lo mais forte ou mais rápido.

Este fator deve ser uma grande preocupação para atletas, principalmente de competição, por tornar a prática deste tipo de suplementação algo muito próximo ao doping. Portanto, fique atento e consulte sempre um especialista antes de iniciar a sua dieta complementar.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar